sábado, 18 de junho de 2011

A clarineta Mágica de Tiago Delgado

Ontem à noite conversei com Tiago depois de muito tempo. Quando ficamos sem ter notícias de um amigo é comum começarmos a conversa perguntando como vão as coisas, seguido de quais as novidades. Essas perguntas que geralmente servem apenas para iniciar a conversa e que trazem sempre respostas previsíveis (tudo bem e você, sem novidades) acabaram cumprindo uma outra função, trouxeram respostas recheadas de novidades, cuja mais surpreendente foi a participação de Tiago na 12ª edição da série Jovem Músico BDMG realizada em Belo Horizonte no dia 27 de abril deste ano.

Tiago e eu fomos vizinhos na rua da Linha, o vi crescer, acompanhei de longe, mas com grande interesse sua iniciação musical na Corporação Musical Sete de Setembro, instituição que tive o prazer de fazer parte durante toda a década de noventa, o que torna ainda mais significativa essa primeira conquista desse clarinetista de grande talento. Mesmo com todas as dificuldades impostas por sua origem humilde, por viver em uma cidade do interior mineiro que oferece poucas oportunidades para quem deseja alçar vôos mais longos em qualquer área profissional, Tiago não se intimidou, encontrou em si mesmo o que realizaria plenamente sua existência: a música. Descoberto o que daria sentido a sua existência, iniciou uma busca ávida por locais onde pudesse desenvolver cada vez mais suas habilidades. Finda sua fase na União Sete de Setembro, que já havia oferecido a Tiago tudo o que podia, o músico pôs o pé na estrada e foi buscar novos horizontes que possibilitassem a satisfação de seu desejo por dominar cada vez mais seu instrumento de expressão artística, a clarineta. Passou num vestibular concorridíssimo, disputando uma vaga com candidatos que tiveram uma formação musical mais apurada, realizada nos melhores conservatórios de Belo Horizonte e os desbancou um a um superando a todos com seu talento e esforço incansável de alcançar um nível de conhecimento teórico que a União Sete de Setembro não poderia oferecer. Encontrou grandes mestres que o auxiliaram como o professor Iura de Resende (UFSJ) e hoje é clarinetista do departamento de música de uma das universidades mais importantes do país a UFMG.

Meu amigo Tiago é agora conhecido como Tiago Delgado clarinetista a caminho de uma carreira profissional brilhante. Nós pontenovenses, principalmente nós que nos formamos musicalmente na grandiosa Corporação Musical União Sete de Setembro ficamos orgulhosos por ter esse músico como destaque de um evento de tão grande porte como a série Jovem Músico BDMG. Geralmente os músicos pontenovenses tem suas raízes musicais na música popular, Tiago Delgado segue por uma caminho novo tratando-se de Ponte Nova, a música erudita, inaugurando uma nova fase da música de nossa cidade. Ponte Nova conhecida por ser berço de grandes nomes da música popular como João Bosco e Tunai e de grandes violonistas como José Carlos Daniel, vive um momento em que nasce um novo ícone da nossa música agora nos colocando no campo da música erudita, que este seja apenas o primeiro degrau na carreira desse novo nome da música mineira, que a clarineta mágica de Tiago Delgado encante todos os grandes festivais de música erudita pelos Brasil.


Abaixo destaque para a apresentação de Tiago Delgado e outros quatros jovens músicos mineiros que

se apresentaram na 12a edição da séria Jovem Músico BDMG. A notícia foi extraída do site oficial do BDMG.

Logo após a notícia veja e ouça a apresentação de Tiago Delgado na 12a edição da séria Jovem Músico BDMG.



JOVEM MÚSICO BDMG

27/04/2011

BDMG Cultural realiza 12ª edição da série Jovem Músico BDMG


Tiago Delgado (clarinete)


Marcos Ferreira (Trompete)


Laura Von Atzingen (violino)


Fernanda Zanon (piano)


A série Jovem Músico BDMG, desenvolvida há 12 anos pelo BDMG Cultural, recomeçará no próximo dia 27 de abril, a temporada 2011 com recital na Sala Juvenal Dias do Palácio das Artes, em Belo Horizonte.
Participam da noite de estrea os músicos: Tiago Delgado (clarinete); Marcos Ferreira(Trompete); Laura Von Atzingen (violino) e Fernanda Zanon (piano).
A seleção foi feita pelos maestros de Belo Horizonte – Lincoln Andrade (Maestro e Professor de Regência da Escola de Música da UFMG); Márcio Miranda Pontes (professor do Cefar – Palácio das Artes, Maestro Titular do Coral Lírico de Minas Gerais,Maestro Fundador do Coral BDMG) e Oiliam lanna (Compositor e Professor da Escola de Música da UFMG). A comissão julgadora selecionou 28 estudantes de música erudita, que apresentarão em solos, duos e trios ao longo do ano.

As apresentações serão de abril a novembro (exceto julho), sempre às 19h30, com quatro músicos por noite. Desde a sua criação, a série Jovem Músico BDMG já selecionou 300 músicos.

Jovem Músico BDMG
27 de abril às 19h30
Sala Juvenal Dias - Palácio das Artes
Av. Afonso Pena 1537
Belo Horizonte- MG
Ingressos: R$ 2 (inteira), R$ 1 (meia)
(renda destinada ao programa social "Raio de Luz BDMG")
Conheça os músicos, confira o programa e participe!

Thiago Delgado, clarinetista, 23 anos, mineiro de Ponte Nova, iniciou seus estudos de música aos 14 anos, na Corporação Musical União 7 de Setembro e, em 2006, se aperfeiçoou em clarinete, com o professor Iura de Resende (UFSJ). No mesmo período, participou da Big Band do Palácio das Artes. Cursa Bacharelado em clarinete na UFMG, na classe do prof. Maurício Alves Loureiro e atua como clarinetista na Orquestra Sinfônica da Escola de Música da UFMG. Participou de master classes com os professores Ovanir Buosi, Giuliano Rosas, Luis Alfonso Montanha e aulas com Marcus Julius Lander. Atualmente, tem aulas com Marcus Julius Lande, além de receber orientação do professor Dominic Desautels da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais.
Repertório: Widor,C – Introduction et Rondo, op. 72 – para clarinete e piano - Debussy, C. – Première Rhapsodie – para clarinete e piano.

Marcos Ferreira, 21 anos, trompetista, nasceu em Carmo do Cajuru, em Minas Gerais. Aos 12, iniciou seus estudos na banda de música de sua cidade natal, Associação Musical Cajuruense. Aos 15 começou estudar trompete na Escola Municipal de Música Maestro Ivan Silva em Divinópolis/MG, com a professora Madelon de Lellis Silva. Na ocasião, atuou no grupo de trompetes e também na orquestra da escola. Em 2009, participou do 40º Festival de Inverno da UFMG, em Diamantina, sob a orientação do professor Anor Luciano Jr. Em 2010, no III Encontro Internacional de Trompetistas promovido pela ABT (Associação Brasileira de Trompetistas), participou de master classes com Rex Richardson (EUA), Joatan Nascimento (Brasil), Jorge Almeida (Portugal), Gabriele Cassone (Itália) e Adam Rapa (EUA). Em 2011, no 6° Festival de Música de Santa Catarina (Femusc), teve aulas ministradas pelos professores Flávio Gabriel e Gilberto Siqueira (Osesp). Atualmente cursa bacharelado em trompete na UFMG, sob a orientação do professor Anor Luciano Júnior e atua no quarteto de metais chamado Timbrass.
Repertório: Arutunian, A. – Concerto para Trompete
Laura Von Atzingen, violinista, 19 anos, nasceu em Iowa City nos EUA. Começou a estudar violino aos 3 anos com a violinista Luciene Vilani, com quem permaneceu até os 10 na Escola de Formação de Instrumentista do Sesiminas-MG. A partir de 2002, foi aluna do violinista Edson Queiroz nas classes de extensão na Escola de Música da UFMG. Cursa Bacharelado em violino pela UFMG na classe do prof. Edson Queiroz. Participou de vários festivais de música: Pro-Music Festival em Juiz de Fora (2000,2004,2005,2009); Semana de Música de Ouro Branco (2005,2007) ; Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão (2007, 2008); Oficina de Música de Curitiba 2009; Festival de Santa Catarina (2007,2010); Festival Nacional de Música de Divinópolis (2011). Em 2010, no Festival junger Künstler Bayreuth na Alemanha, que reuniu pessoas do mundo inteiro, foi uma dos três brasileiros selecionados. Fez parte em orquestras de festival, tendo a oportunidade de tocar para violinistas como Alessandro Borgomanero, Augusto Trindade, Elisa Fukuda, Michel Bessler, Daniela Jung, Yang Liu, Paul Biss e Charles Stegeman. Participou de master classes com o violinista Goetz Hartmann na Semana de Música de Câmara da Fundação de Educação Artística, em 2005 e 2006.Em 2000, como solista, apresentou o Concertino para violino de Ernest Mahle, com a Orquestra Jovem do Sesiminas EFIC. Em música de câmara, se apresentou em concertos com o Grupo Diadorim (quarteto com violino, viola e dois violoncelos, formado por seu pai, irmão e irmã) e com este grupo realizou em 2007 e 2008, 33 concertos didáticos em escolas públicas de Belo Horizonte e em cidades do estado de Minas Gerais, por meio do Projeto "Música de Concerto nas Escolas 2007/2008", patrocinado pela "Lei de Benefício à Cultura".
Repertório: Béla Bartók – Danças Romenas
Marlos Nobre Desafio III
Fernanda Zanon, pianista, 24 anos, belorizontina iniciou seus estudos musicais no Núcleo Villa-Lobos de Educação Musical em 1995, aos 8 anos. Atualmente cursa Bacharelado em piano pela UFMG na classe da Professora Celina Szrvinsk e leciona piano noNúcleo Villa-Lobos de Educação Musical em Belo Horizzonte-MG. Conquistou o 1° lugar no Concurso Nacional de Piano Orestes Farinello (Goias). Participou de master classes com os professores: Luiz Senise, Michael Uhde, Gilberto Tinetti. Atualmente leciona noNúcleo Villa-Lobos de Educação Musica. Fez parte de diversos festivais:Festival Música nas Montanhas (Poços de Caldas),Semana da Música (Ouro Branco), Festival de Música FEMUSC (Santa Catarina), entre outros.
Repertório: Beethoven, L.. Sonata nº 8 – Opus 13 – Grande Sonata Patética – 1º mov.
Schumann, R. – Blumenstück – Opus 19.


Apresentação de Tiago Delgado na 12a edição da séria Jovem Músico BDMG:





Nenhum comentário:

Postar um comentário