quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Ponte Nova, você não vale nada, mas eu gosto de você.


I

Estamos na semana em que Ponte Nova comemora 143 anos. A cidade está em festa, contando os minutos para quinta-feira dia 29 de outubro às 23:00 hs. O que há de especial? Não, não é o dia do aniversário da cidade, é também, a partir da 00:00 hr, porém não é por isso que as pessoas esperam ansiosamente, mas sim pelo show do dito “fenômeno”, a Banda Calcinha Preta. Segundo o site pontenovense Pontenet “No dia 29 de outubro, às 23h, a festa fica por conta da banda de forró, Calcinha Preta. O show acontece no bairro da Rasa. Espera-se um dos maiores públicos da história de Ponte Nova, contando, inclusive, com a presença de caravanas de diversas cidades da região”.

Um show como o da Calcinha Preta, banda nordestina de pseudo-forró, custa muito, muito, muito caro e são muitos MUITO. Talvez custe mais caro à prefeitura ter pessoas que busquem seus direitos, que se mobilizem socialmente a fim de alcançar seus objetivos, sejam eles conseguir melhores condições nos postos médicos, melhores escolas, ou a consolidação de uma agenda cultural da cidade para a cidade. Talvez esse seja o motivo de não realizarem eventos durante esta semana, que procurem refletir acerca de questões relevantes à nossa cidade, que envolvam a cultura local e qual o papel do cidadão na gestão de sua cidade.

Conversei com alguns amigos de Ponte Nova e estes informaram que a cidade está eufórica por causa do show, principalmente por pensarem que será gratuito. O fato de não serem cobrados ingressos para assistira à Calcinha Preta não significa que o show é gratuito. Isso significa que as pessoas não se deram conta de que um show patrocinado pela prefeitura não é patrocinado pela prefeitura, mas pela população da cidade. O prefeito e os vereadores não tiram dinheiro do próprio bolso para pagar o show, o dinheiro é pago com os impostos arrecadados pela prefeitura, e quem paga os impostos? Exato, os pontenovenses, portanto o show não é gratuito. Pergunto a vocês meus conterrâneos se acham certo o investimento deste dinheiro num show de uma banda como a Calcinha Preta. Certamente a resposta é afirmativa. Isso me leva a crer que os pontenovenses preferem que o dinheiro público seja gastado em festas ao invés de ser aplicado em educação e saúde, por exemplo. Todo final de ano, quando visito meus pais e amigos em Ponte Nova ouço reclamações acerca da gestão pública da cidade. Desta vez não reclamem, pois todos estão cientes de que o dinheiro foi para os bolsos da Calcinha Preta. Ops, será que calcinha preta tem bolso? Na verdade o dinheiro deve ir para a conta da Calcinha Preta, desculpem.

O mais engraçado é que os locais na internet em que o show é divulgado não consta o quanto do dinheiro público foi investido. Eu como cidadão pontenovense gostaria de saber o quanto do imposto pago pelos meus pais está indo para a conta da banda. É legítimo termos interesse em saber quanto será gasto com este show, vocês não concordam? Procurei ao máximo no site da Prefeitura de Ponte Nova algum link que prestasse contas à população de quanto foi gasto para trazer à cidade “A Banda Mais Gostosa do Brasil” e não encontrei nada. Essa informação deveria estar em destaque, mas o hábito dos cidadãos em não se interessar por este tipo de informação reforça o hábito dos políticos em não dar muita atenção para este tipo de divulgação. Quem está errado nesta história? A própria população de Ponte Nova alimenta a displicência dos órgãos públicos.

II

Outra coisa estranha é o fato de haver nas notícias que divulgam o aniversário da cidade a menção de várias opções de lazer e cultura durante a semana das comemorações dos 143 anos de Ponte Nova, como no site Pontenet que diz o seguinte: “Muita festa e diversão é o que a população pode esperar do 143º Aniversário de Ponte Nova. A Programação conta com várias opções culturais e de lazer.” e não haver a programação destes eventos. Este é o início da notícia, que diz haver “várias opções culturas e de lazer”, mas isso não passou de uma pequena, pequeníssima observação sobre as comemorações, o destaque da notícia mesmo é mais uma vez adivinhem o que: isso mesmo o show da Calcinha Preta. Isso é muito estranho, pois procurei no site da prefeitura, no orkut da cidade, no próprio Pontenet e não encontrei nenhuma agenda de cultura e lazer que trouxesse a programação referente aos festejos do aniversário de Ponte Nova, sempre me deparo com a Calcinha Preta. E quem não gosta de Calcinha Preta, quais as opções de lazer e cultura na semana do aniversário de Ponte Nova? Talvez haja mesmo uma programação, mas ela não está em evidência, não há preocupação em divulga-la, embora eu desconfie que ela não exista.

III

O prefeito de Ponte Nova está aplicando uma fórmula antiga, inventada pelos imperadores romanos. Que fórmula é essa? Que bom que perguntaram. Os imperadores romanos descobriram que para controlar o povo, bastaria promover espetáculos, entretê-los, desviando assim sua atenção de questões realmente importantes para o bem estar social do povo romano. Assim os imperadores poderiam iludir facilmente seu povo, feliz por ter um lugar onde se distrair, enquanto as decisões políticas eram tomadas por debaixo dos panos a fim de beneficiar os patrícios e membros do exército, além claro do próprio imperador. Nesse momento também começa o processo de alienação popular, os donos do poder agradecem aos Cesares. O Coliseu acabou sendo o que os romanos tinham de mais próximo ao cinema, ops, Ponte Nova não tem cinema, péssima analogia, desculpem. Vou tentar novamente, o Coliseu era o que os romanos tinham de mais próximo a um Parque de Exposição, ao invés de irem ver shows de música, as pessoas iam ver os inimigos do estado romano serem massacrados por gladiadores ou devorados pelas feras. Isso deixava os cidadãos romanos bastante distraídos e felizes por terem tido um ótimo dia de lazer.

IV

No dia 29 de outubro a Raza terá seu grande momento, será o palco do maior show que Ponte Nova e região já viram, será o Coliseu pontenovense, ao menos por uma noite. Mais uma vez o entretenimento vem disfarçado de cultura e nós o aceitamos. A cultura pontenovense sai perdendo, os artistas locais certamente sentem-se desvalorizados, o esforço de grupos teatrais como o Teatro de Bolso e o NAED – Núcleo Artístico Educacional de fortalecer o teatro pontenovense e assim a nossa cultura encontra uma barreira, pois o que poderia ser um bom momento para apresentações de suas montagens teatrais não é utilizado a seu favor. O aniversário da nossa cidade poderia ser o momento de criarmos a nossa identidade cultural, de trazer as manifestações artísticas escondidas no Pacheco, no Bairro de Fátima, os músicos, os artesãos, fotógrafos, escultores, pintores, atores, diretores teatrais para as ruas, buscando dar uma cara à cultura pontenovense, mas a intenção dos donos do poder em Ponte Nova é posar de patronos da arte e da cultura através do engodo, representado pelo entretenimento, o Show da Calcinha Preta.

Fala-se muito em democracia, mas como pode haver democracia em uma comemoração em que apenas uma parcela é contemplada, a dos que querem apenas se distrair, fugir da realidade por algumas horas, enquanto aqueles que tem sede por novos rumos para a cidade, que tem interesse em valorizar, e em muitos casos apenas conhecer, o que está acontecendo em termos artísticos e culturais em sua própria terra ficam de lado.

Bom, estas são algumas considerações a respeito do aniversário de nossa Ponte Nova, que o próximo ano seja mais pontenovense. Apesar de haver certo pessimismo quanto à nossa cidade aqui neste texto, quero abrir meu coração e dizer que Ponte Nova, você não vale nada, mas eu gosto de você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário