terça-feira, 13 de outubro de 2009

Em Ponte Nova tem Teatro Porraaaa!!!!!!!


Talvez Hailton Karran seja o principal nome do teatro pontenovense. Responsável por formar gerações de atores em Ponte Nova através de grupos teatrais como o GRUPO DE TEATRO PALMEIRENSE e agora com a Compahia Teatro de Bolso, podemos considerá-lo responsável por manter viva a prática teatral de nossa cidade nas últimas décadas. Foram formados pela escola de Karran atores como Emerson de Paula que faz parte do se NAED - Núcleo Artístico Educacional, além de ser professor de teatro em duas escolas de Ponte Nova e Thiago Gonsalves da Companhia Teatro de Bolso, que desempenha um papel fundamental neste grupo de teatro, deram uma nova cara ao teatro pontenovense e se preocupam em levar tornar os espetáculos acessíveis às pessoas. No último festival de Inverno de Ponte Nova, o teatro teve presença marcante, havendo apresentações a céu aberto, chamando a atenção das pessoas para a existência do teatro na cidade.

O Grupo Teatro de Bolso está em intensa atividade, produzindo novos espetáculos constantemente, permitindo que o sangue da artéria artística pontenovense corra num fluxo constante e diversificado. O teatro existe em Ponte Nova, o acesso é fácil, a experiência do palco está nas ruas e em palcos que estão de portas abertas à todas as pessoas.

Infelizmente estou em Salvador, impossibilitado de vivenciar esta nova força artística de nossa cidade, de redigir um texto que tenha um teor mais crítico e que busque ressaltar as características estéticas das peças, portanto, peço desculpas. Desta forma quero ressaltar a importância desta força artística da nossa cidade que precisa se consolidar e tornar Ponte Nova cada vez mais uma cidade do teatro. Segue abaixo a divulgação do novo espetáculo da Companhia Teatro de Bolso, assistam!!!

Data: 24/10/2009

Horario: 20:30hs

Local: Colégio Salesiano Dom Helvécio

Valor: R$5,00

Apresentação

Com o intuito de ampliar o acesso à cultura, a formação de público e fortalecer a produção artística ponte-novense, a Cia. Teatro de Bolso apresenta o projeto de seu mais novo espetáculo: A Rainha e a preguiça dos ministros.


O espetáculo:

A história é baseada em contos infantis de autores como Ruth Rocha e Mauro Martins. O espetáculo conta a história de um reino que era comandado por uma rainha que tinha três ministros muito preguiçosos e que viviam fingindo que trabalhavam, mas não faziam nada de nada. Até que um dia, convenceram a rainha a comprar uma máquina que resolvesse todos os problemas do reino, para que assim, tivessem mais tempo para não fazer nada. Mas nem tudo saiu como planejado. A máquina deu alguns desarranjos e ao invés de imprimir o jornal, ela picotava todo o papel e empurrou tudo que era nuvem para longe e não chovia. Os campos ficaram todos secos. A partir daí, gera-se uma reflexão do uso da máquina na vida do homem. Assim se desenvolve a história “A Rainha e a preguiça dos ministros”.


Sobre o grupo:

A CIA DE TEATRO DE BOLSO foi criada em 2008, através do diretor Hailton Karran, com o objetivo de popularizar o teatro em Ponte Nova. Esta companhia é oriunda do GRUPO DE TEATRO PALMEIRENSE que teve uma ação cultural significativa nos anos de 1991 a 2007. O surgimento deste novo grupo fez com que o mesmo se preocupasse em criar uma identidade teatral própria buscando uma forma de intervir no cenário cultural ponte-novense. Chamamos de teatro de bolso, as pequenas casas de espetáculos com sua platéia girando aproximadamente em 80 a 150 lugares criando um ambiente de proximidade com o público, gerando formas não realistas de construção de espetáculos.

Ficha Técnica:

Direção Geral: Hailton Karran.

Adaptação do texto: Cia. Teatro de Bolso.

Produção: Thiago Gonçalves e Daniela Lima.

Fotografia: Marcelo Carvalho.

Maquiagem: Fabinho.

Figurino: Marta Soares.

Cenário: Cia. Teatro de Bolso.



O texto abaixo conta um pouco da trajetória da Companhia Teatro de Bolso.


Criada no mês de março de 2008 pelos seus diretores Hailton Karran e Thiago Gonçalve’s, localizado à Av. Abdala Felício nº130 em Ponte Nova/MG (próximo ao Auto Posto Rio Doce), foi marcado pelas estréias dos espetáculos “O PADRE E A PÍLULA DO PECADO” baseado no texto de João Bethencourt e “O ARTEIRO E O TEMPO” texto de Luiz Fernando Veríssimo.

A Cia. Teatro de Bolso participou já, do Festival de Inverno 2009 de Ponte Nova com ambos os espetáculos. Participou também do “X FACE” – 10º festival de artes cênicas de Conselheiro Lafaiete, o FACE é o maior festival de teatro amador de Minas Gerais, que reúne artistas de todo Brasil durante 10 dias do mês de julho todos os anos.

Nessa edição do FACE, fomos indicados a 4 premiações que foram:

  • Melhor atriz coadjuvante (Daniela Lima)
  • Melhor ator coadjuvante (Rogers Xavier)
  • Melhor diretor (Hailton Karran)
  • Melhor trilha sonora (cantado pelo grupo e feito violão por Thiago Gonçalves)

Sendo premiados em melhor atriz coadjuvante e melhor diretor na categoria infantil com o espetáculo “O ARTEIRO E O TEMPO”.

Criamos essa cia com o intuito de acostumar as pessoas daqui a ir ao teatro, por isso fazemos apresentações todas as sextas e sábados com um valor acessível de R$5,00. No momento estamos preparando duas novas peças, uma comédia e outra infantil de própria autoria. Resolvemos pensar em um modo de propaganda que fizesse efeito, mas, sem ajuda acabou ficando um pouco difícil, então pensamos em várias formas até chegarmos à idéia de criarmos um site que fosse destinado não somente a nós, mas, sim a toda cultura local, ai criamos o site www.culturapontenova.com.br onde envolvemos teatro, dança, música, artes plásticas, escritores, fotografia e turismo, e o site está no ar a um mês. Resolvemos recentemente trazer espetáculos de outras cidades uma vez ao mês para concretizar a idéia de acostumar as pessoas ir ao teatro, e claro fazermos a marca Cia. Teatro de Bolso.

Contamos com a equipe de ator e atriz: Thiago Gonçalves, Rogers Xavier, Daniela Lima, Joana Coridola, Juliano Silva, Elisete Rocha, Taynara Tomaz e Raquel Nunes.

Diretores: Hailton Karran e Thiago Gonçalves

Fotografo:Marcelo Carvalho

bom thiago, há outros links de blogs de artistas pontenovenses que talves fosse interessante divulgar no site. vou te passar os links e voce da uma olhada pra ver se atende à proposta do site.

Nenhum comentário:

Postar um comentário