sexta-feira, 11 de março de 2011

Arthur Vinih: Ação e Reação


Cara, 4 meses sem postagens! Não foi por falta de tempo, aliás, isso é algo que tenho de sobra ultimamente. Alguns de vocês devem estar pensando que tenho feito muitas coisas com tanto tempo vago. Não, não estou. Fui atingido com violência por aquela vontade de nada da qual nos fala tanto aquele alemão pirado é ....  oooo .... é ... ah, deixa pra lá, acho que esse ranço de preguiça ainda não se foi por completo. Vamos deixar esse papo de lado e partir pra algo mais animado. O que estou dizendo? Não vai dar pra fazer isso, pois o tema que motivou essa postagem nada tem de animado, na verdade trata-se de um tema que botaria até mesmo os sorridentes e sempre bem humorados apresentadores globais (todos eles) pra baixo. Vamos falar aqui de desilusão amorosa, tema que perpassa as canções de Ação e Reação, álbum de estréia do compositor e músico pontenovense Arthur Vinih.
Estive em Ponte Nova durante o mês de janeiro, o que permitiu passar algum tempo com meus amigos, dentre os quais Arthur Vinih. Encontramo-nos algumas vezes e num desses encontros o jovem compositor explicou o conceito por trás do álbum, havia segundo ele, algo em comum entre as músicas que compõem Ação e Reação, o fato de tratarem de experiências cujo resultado foi a desilusão ou talvez seja mais apropriado o termo ilusão, causada pelo amor ou pela falta dele. Naquele momento não pude deixar de pensar como seria possível que alguém que acabara de entrar na casa dos vinte anos pudesse ter vivido desilusões amorosas fortes o bastante para causar a intensidade necessária de uma inspiração que o levasse à compor músicas suficientes para lançar um cd. Arthur se despediu e ficou de me dar seu álbum de presente.
Os dias se passaram, contudo aquela dúvida não. Estava curioso em ouvir o cd e ver o quão pesadas poderiam ser as desilusões de um cara de 20 anos. Arthur finalmente apareceu e conforme prometido trouxe consigo o cd. Ouvimos juntos enquanto tomávamos uma cerveja. Gostei da levada, os arranjos me chamaram a atenção, tecnicamente o álbum estava excelente, contudo não senti em nenhuma das músicas a tristeza, o baixo astral próprio de quem está desiludido e tratando-se de desilusão amorosa, esperava algo bem deprê. Perguntei-me onde estava a desilusão nas músicas. A última música terminou, aliás, composição de Zé Carlos Daniel, um dos parceiros de Arthur no processo de feitura do álbum, e nada que pudesse ligar as músicas à fossa própria da desilusão causada pela decepção de ter a bunda chutada de surpresa pela mulher amada estava expressa nas músicas. Falei à Arthur que gostei do álbum, no que fui sincero, sem, contudo, falar da sensação de vazio causada por não ter sentido nenhuma emoção ligada à “desilusão” enquanto ouvia as músicas. Tomei essa decisão por não estar seguro da questão que aparecera de modo tão repentino, considerei ser mais apropriado ouvir as músicas com mais calma, pois assim poderia construir um julgamento mais apropriado sobre as questões levantadas pelas músicas de Arthur.
Minha estadia em Ponte Nova acabou e ao chegar a minha casa em Salvador resolvi escutar o cd novamente, agora com mais atenção. Abri uma cerveja e comecei a ouvir. Continuei sem entender a relação que Arthur disse haver entre as músicas e a desilusão amorosa. Foi então que tive um insight e resolvi ler as letras. Percebi que a desilusão estava ali o tempo todo nas letras que pareciam tentar fazer com que o cara conseguisse superar os traumas causados pela separação, no jogo de poder presente em ambas as partes que se separam, que procuram disfarçar os sentimentos, sufocar o impacto que a presença do outro causa, estava ali o tempo todo. Achei a desilusão na letra das músicas e tive parte da questão respondida. As letras de Arthur carregam a marca da desilusão amorosa ainda infantil que caracteriza a descoberta adolescente do que costumamos chamar de amor. Talvez seja nessa fase da vida que damos mais importância a este sentimento, embora seja a fase em que ele parece ser menos importante. As letras de Arthur estão carregadas dessa inocência que habita os relacionamentos amorosos na adolescência, mais ligados às emoções que ao revanchismo ou a sensação de ter sido passado para traz e ter que ir à forra para não ter a honra manchada. Essa desilusão presente nas letras de Arthur faz parte do romantismo próprio da adolescência que perdemos aos poucos na medida em que avançamos no tempo, que ganhamos experiência de vida. Acredito ser esse o motivo de não ter identificado a desilusão nas músicas, pois procurava algo mais intenso, mais pesado, pois esta é a última sensação que tenho desse tipo de desilusão.
Falta a outra parte, saber se a musicalidade presente no álbum expressa ou não as emoções e sentimentos ligados à desilusão amorosa. Sou levado a afirmar que não, ao menos do ponto de vista conjuntural. Vejam, as seguintes músicas Triste Alegria, Amor Real, O que me Faz tão triste, Maior que o Sol, Por não Ter e Início, Meio e Fim, possuem uma cadência swingada, própria da música pop, que dá a estas músicas um status mais próprio do padrão de entretenimento. Isso faz com que exista uma separação entre letra de um lado e melodia e harmonia do outra. Ou seja, a música expressa uma coisa e a letra outra. O que expressa a música? Descontração. O que expressam as letras? Desilusão. Veja, para ficar mais claro o que estou tentando dizer, tente ouvir as músicas sem as letras e veja se há como identificá-las a algo próprio do sentimento de desilusão amorosa. Eu não consigo, apenas o identifico lendo as letras. Acho que o álbum poderia ter ganhado mais se conseguisse realizar essa unidade entre música e letra.   
            A crítica feita nesse pequeno texto, ao contrário do que podem imaginar algumas pessoas, não procura colocar em julgamento a qualidade do álbum Ação e Reação de Arthur Vinih. Apenas uma obra de qualidade pode suscitar questões e quando falo em qualidade, refiro-me à preocupação voltada ao processo artístico, indiferente, até certo ponto claro, à formatação da obra de arte sobre os contornos de um bem de consumo.
            Estamos disponibilizando o álbum Ação e Reação para download, autorizado por Arthur Vinih. Além das músicas o arquivo conta com imagens que reproduzem cada parte do álbum, ou seja, capa, contracapa e parte interna do álbum. Há também as letras das músicas para que cada um possa avaliar esta obra de Arthur e julgar se a crítica feita nesta postagem tem ou não algum fundamento.
Cabe lembrar que na primeira semana de abril estaremos publicando a entrevista feita com o compositor, onde as questões suscitadas nessa postagem serão dirigidas ao músico.
Uma última nota antes de encerrarmos essa postagem.  Outro motivo para celebrarmos o álbum de Arthur deve-se ao fato de reunir diferentes gerações de músicos pontenovenses, algo inusitado no cenário musical pontenovense. Para que vocês possam ter a dimensão da importância desse encontro, disponibilizamos abaixo a ficha técnica de Ação e Reação:
Produção Musical: José Carlos Daniel, Sandro Tolentino, Arthur Vinih.
Gravação: Estúdio Millenium
Participações: Jader Moreira e João Matos (flauta), Júnior Corrêa (pandeiro), Leonísio (gaita), Joe (cantor e compositor), José Carlos Daniel (violão, sanfona, baixo, vocais), Sandro Tolentino (guitarra), Igor (violão), Lílian Moreira (Vocais)

Link para download do álbum Ação e Reação.


http://www.mediafire.com/?3w0w1lqamtbohnu













Nenhum comentário:

Postar um comentário