quarta-feira, 6 de maio de 2009

Arte Subterranea em Ponte Nova.



Quando estive em Ponte Nova em dezembro passado, 2008, algo de inusitado aconteceu comigo, pode parecer viagem, mas tive uma espécie de revelação. Podem rir, mas é como denomino o insight que tive naquela ocasião. O que me foi revelado? A existência de uma produção cultural que ocorria na penumbra, esgueirando-se pelas esquinas, que se fazia presente em conversas de uns poucos amigos. Os pontenovenses, desde quando eu era um pirralho, reclamam de não haver cultura em sua terra. Hoje sei que o pontenovense mediano, 95% da população, pra ser otimista, tem uma visão bastante padronizada do que seja arte. Àquilo que tais filisteus chamam de arte não é nada mais que entretenimento disfarçado de arte. Se acontecerem cinqüenta shows na cidade com bandas de axé, pagode, pop, esta merda toda, colocar um cinema projetando filmes da Xuxa, aquelas produções infames da Globo, que mais parecem novelas de duas horas, umas peças teatrais fazendo adaptações de textos do Miguel Falabela, então basta fazer uma pesquisa junto à população no final deste ano hipotético e garanto que boa parte dos pesquisados dirão que foi um ano em que se investiu muito em cultura, que agora sim Ponte Nova possui uma cena cultural e outras sandices mais.
Os pontenovenses não sabem o que é arte e ponto final! Existem grandes artistas na cidade, novas gerações estão surgindo e é isto que percebi. O fato de estar há dez anos morando em Salvador, visitando minha cidade apenas uma vez por ano, ativou em mim esta sensibilidade, que embora tenha levado dez anos para se fazer clara, ainda sim ocorreu. Deixa eu afirmar com mais convicção: OS PONTENOVENSES NÃO SABEM O QUE É ARTE!!!!!!!!!!! Essa afirmação é derivada de uma constatação empírica, porque amigos de infância, amigos íntimos, estão fazendo arte em Ponte Nova, arte no sentido mais forte da palavra! Versos carregados do novo; imagens que vão buscar para além da realidade comum a existência de novas realidades, imperceptíveis pelo poder natural de nossos sentidos; pinturas que dialogam com as vanguardas e refletem uma nova perspectiva; sonoridade agressiva, erudita, popular; há arte em Ponte Nova, feita com muita criatividade, com muita dedicação, com muita paixão, arte feita pela arte, despreocupada em agradar terceiros, livre de exigências hediondas de empresários, arte inocente e cativante, apenas ARTE!
Outra constatação que fiz, até irônica, foi de que embora todos os envolvidos nesta “onda” artística em Ponte Nova sejam amigos, não há uma unidade, mas não unidade do ponto de vista estético, como se todos devessem partilhar de um mesmo paradigma artístico, mas não há unidade no sentido concreto do termo. Não existe um esforço destes artistas em fazer algo que entrelace todos os fazeres artísticos, que una num mesmo acontecimento poesia, artes plásticas, artes visuais, música, escultura, etcetera e tal. Estas pessoas não servem de interlocutores uns dos outros.
Nosso blog pretende gerar este diálogo, mesmo que no âmbito virtual. Nosso projeto Entre-Vistas, tem como objetivo trazer a opinião destes artistas sobre o que é arte, confrontar as perspectivas, notar os pontos de convergências de suas obras, dar uma face à esta ebulição artística de Ponte Nova. A velha máxima revolucionária, pode já estar gasta, mas serve bem pra definir o que precisa ser feito, “unidos somos fortes separados somos fracos”, não sei se a frase é esta, mas o sentido é este. Acho que seria mais proveitoso se houvesse interação, se as artes visuais se fundisse a música e produzisse algo, se a música se unisse ao teatro e gerasse algo, se o teatro se unisse à pintura e outra coisa daí surgisse, que tudo se misturasse para que nossa curiosidade fosse satisfeita e quem sabe nossa sede por novas criações.
Por isso tive a idéia, estou meio que retomando meu lado romântico, utópico, há muito adormecido, de fazer uma comunidade no Orkut que permitisse divulgar os artistas pontenovenses que fazem esta arte aqui descrita, que discuta a possibilidade de unidade deste fazer artístico, da possibilidade de um diálogo, da possibilidade de criar novas perspectivas, de ... de ... de ... quem sabe provocar a sensibilidade de novos artistas, de propiciar as condições para que nasçam novos apreciadores da arte, e talvez fazer o mais difícil, mostrar aos pontenovenses que há arte em Ponte Nova, o que não há pessoas com sensibilidade o suficiente para reconhecer o que é arte. O convite está feito, o link da comunidade no Orkut é: http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=88042404, o nome da comunidade é Arte Subterrânea em Ponte Nova.

Segue abaixo a descrição da comunidade:

Meus caros, digo a vocês que Ponte Nova possui uma força cultural, cujos fluxos são subterrâneos. Esta movimentação marginal de forças artísticas preserva sua identidade por não se interessar em atender as exigências de um público médio, que infelizmente é refletido pela mentalidade provinciana do pontenovense. Aqui nos propomos a convidá-los a adentrar este ambiente subterrâneo ao invés de trazer à tona estas forças. Não por achar que devam ser preservadas do mundo mediano, da influência do mercado, nada disso, simplesmente consideramos ser mais interessante conduzir as poucas mentes que ainda tem sede por novas expressões da paixão humana através da arte até este universo subterrâneo.
Consideramos forças responsáveis por este fluxo subterraneo da arte pontenovense artistas como Davi Primavera, Joe, Jquesson Alberto, Luiz Henrique Tozo (Tozin), Antonio Inácio, Rogério Saraiva, Paula Inácio, Wesley Costa Melo, Zé Carlos Daniel ... Provavelmente existem outros nomes e este é um dos objetivos desta comunidade, encontrar novas forças.
O nome Arte Subterrânea foi o modo que encontrei de identificar a produção artística de Ponte Nova, embora não haja um movimento artístico que divida objetivos estéticos em comum nesta cidade. Esta arte é subterrânea, não por ser feita escondida, mas por não ser notada pela cidade, pelos pontenovenses. Ela ocorre na superfície, seu caráter subterrâneo deve-se à indiferença de todas as esferas sociais e políticas da cidade. Assim, não há o que trazer à tona, não há o que mudar, há sim que fazer algo, fortalecer o fazer artístico, fortalecer a arte que está sendo feita, fazer o possível para que estes artistas continuem produzindo, pesquisando, sentindo-se motivados à criar. Também não há porque esta arte deixar de ser subterrânea, porque isso significaria prostituí-la, perdesse sua identidade, porque não dizer sua essência, pois para se tornar visíveis aos olhos destes pontenovenses, deveria deixar de ser arte e tornar-se espetáculo, tornar-se produto, entretenimento e isso meus amigos não pode acontecer.
Esta feito o convite, mão à obra.




Um comentário:

  1. "Por isso tive a idéia, estou meio que retomando meu lado romântico, utópico, há muito adormecido, de fazer uma comunidade no Orkut"

    Tô pasmo... Parabens pela inicativa!

    ResponderExcluir