domingo, 24 de maio de 2009

Portas e Chaves



Que doideira bicho!!! Vocês não vão acreditar!! Outro dia um cara abriu uma de suas portas na minha frente, e foi uma coisa louca o que vi lá dentro: olhos chorando lágrimas de sangue, uma boca que desespera em gritos, mãos feitas de dor e que destroem paredes de tijolos como se fossem de papel.
Cara!! Foi assustador ver o que aquela porta escondia, ou pelo menos aquilo que defendia seu conteúdo; ou ainda defende, sei lá. Doideira maior foi perceber que estava ao mesmo tempo encantado pelo momento; seduzido pelo medo, mortificado pela beleza oferecida pela visão do assustador!!
É muito foda descrever uma sensação sem fugir de uma atitude introspectiva, mas...... ali percebi que nascemos pra sentir a dor da vida e não a dor da jaula. Pô, é o seguinte, essa faca corta de 2 lados!! O mundo todo pode ser uma jaula, causar acessos de caustofobia no camarada. E o pior é que tem uns malucos aí que tão acorrentados até os dentes e você olha pros caras e eles parecem com o vôo de uma borboleta no colorido imenso de um vale em plena primavera. Dá ou não dá pra pirá?
Só posso pensar que cada um constrói sua própria jaula, ou sua própria liberdade. Todos nós temos portas fechadas, pois somos covardes, um pouco imbecis também, por acharmos que devemos esconder algo. Que bosta cara!! Tem porta trancada a 7 chaves!! Se for pra fingir melhor rir do q chorar né? É muito bom quando uma força, seja o desespero ou a embriaguez, levanta nosso braço e abre mais uma dessas portas de merda!! Outra gota de suor na construção da liberdade!!
Sei que as portas só abrem com chaves. Já vi alguns caras, até mesmo eu, abrirem algumas portas com lágrimas, outras com gritos, outras com abraços. A porta mais difícil que abri, ainda me lembro como se fosse ontem, foi a coisa mais linda que meus olhos já viram!! A chave? A piração maior é que não precisei de chave alguma, a porta já estava aberta, só precisei empurrar. Entretanto, durou apenas um segundo a visão do que estava lá dentro. A única porta que não precisei abrir foi também a única que se fechou depois de aberta. A violência com que foi fechada me faz pensar se vou abri-la novamente. Durante algum tempo esse pensamento foi a minha jaula. Consegui destruí-la, agora esse pensamento é ora meu sorriso, ora minha música, ora minha paisagem. Jaula transformada em liberdade!!
Ainda sinto nos meus ombros todo o peso de todas as portas que ainda não abri e sei que aquele cara também tá nessa comigo.

Precisamos de + liberdade
“ abrir + portas
“ fazer + chaves

Um comentário:

  1. + pé de cabra
    - pé de coelho.
    o pior é quando sentimos a náusea da liberdade,
    ou o conforto da jaula?


    leidiane coimbra

    ResponderExcluir