sexta-feira, 1 de maio de 2009

Dica de Leitura 1.

Leiam este livro:



Os 120 dias de Sodoma é sem dúvida a obra mais importante de Donatien Alphonse-François, o marquês de Sade. Bom talvez eu tenha exagerado, talvez não seja a mais importante,mas está entre as mais immportante. A coloco em primeiro lugar por ser um dos meus livros favoritos.
Nesta obra Sade faz duras críticas à igreja, à nobreza do século XIII, bem como aos filósofos de linhagem metafísica. Tais críticas tornam evidente a hipocrisia presente na moral pregada pelos membros da Igreja, os quais fazem dos princípios religiosos o véu onde escondem todas as suas depravações. Sade radicaliza, defendendo que todo ser humano tem seu preço, bastando estar precisando deste para resolver seus problemas pessoais, ou por adorar os luxos e excessos que pode proporcionar. Outro ponto marcante, característica predominante do século XVIII, é o uso da razao de forma metódica por parte do personagem principal, o libertino mais voraz do bando, o Duque de Blangis.
O Século das Luzes e a crença nos poderes da razão!! Blangis faz uso magnifíco de tais poderes, colocando metodicamente em prática os planos elaborados para os quatro meses de orgia, assassinato e tortura na busca obssessiva pelo prazer, pelas mais fortes torrentes de gozo.

Leiam e se arrepiem com as aventuras do Duque de Blangis e seus comparsas! Vejam até onde pode ir o homem quando tem coragem o bastante para satisfazer seus mais íntimos desejos. Aquilo que há de mais subterraneo em nossos desejos são satisfeitos pelos libertinos de Sade neste livro, por isso, se algum de vocês sentir alguma afinidade com algum destes libertinos, nao se preocupe, pois assim como nós, fazem parte do genêro humano.


Aproveitando a deixa, recomendamos o filme Saló os 120 de Sodoma de Pier Paolo Pasoli, baseado no livro do Marquês. Os libertinos do filme não são os nobres do século XVIII, mas fascistas do século XX, que uma vez tendo sido derrotados na Segunda Guerra Mundial, raptam adolescentes para satisfazerem suas fantasias sexuais em um palacete escondido no interior da Itália. O filme pode ser baixado pelo e mule sem problemas e a legenda vocês a encontram no site .

Alguns posteres e cenas do filme de Pasolini:







Um comentário:

  1. os 120 dias de sodoma vem a ser a cereja do bolo do Divino Marques de Sade, tambem indico a leitura do livro, mas somente para aqueles que tem coraçao forte, pois algumas passagens sao torturantes...

    ResponderExcluir