quarta-feira, 13 de março de 2013

Vamos dançar?

          Ir à Ponte Nova uma vez a cada ano é um ritual que faço há 14 anos. Visitar minha cidade natal tão pouco, fortaleceu os laços de amizade, os laços familiares, gerou a vontade de fazer parte mais uma vez da cidade e sobretudo proporcionou encontros fantásticos! Encontros em que pude fazer novas amizades, criar novos vínculos, ter prazer em estar em Ponte Nova e por mais que tenha uma vida estável em Salvador, ainda me refir àquela cidade como minha casa. 
          2012 certamente foi o ano mais inteso! Dentre os muitos acontecimentos marcantes, conhecer Gu Moraes, camarada fácil de se admirar e querer logo ter como amigo, destaca-se! Davi (o Primavera) e Wesley (o Costa Melo) já haviam me falado que além de gente finissíma, Gu era um guitarrista foda pra caralho e profundo conhecedor da teoria musical. Rapidamente surgiu o interese de vê-lo em ação! A oportunidade apareceu na primeira semana de janeiro de 2013, fiquei empolgado com a oportunidade de ouvir o som de Gu, ainda mais tocando ao lado de Joe na batera e André Dias no baixo. O clima acabou quando recebi a notícia do cancelmanento do show. O local em que aconteceria a apresentação não havia renovado o alvará, voltei para Salvador sem ouvir o som de Gu. 
           Então vejam como são as coisas! Eis que chego em casa depois de dar uma aula, pegar um engarrafamento monstruoso na Paralela, causado por um motoqueiro que resolveu se enfiar embaixo de um caminhão e então, disposto a relaxar, ligo o computador a fim de ouvir um som. Arrasto o álbum Tangerine do Dexter Gordon pro player, entro no facebook e o improvável acontece. Num dos posts de Davi em que estou marcado está um clipe de Gu Moraes! Dei um chega pra lá no Dexter Gordon e apertei o play do vídeo. A surpresa foi maior que a esperada, pois Gu além de ser um instrumentista de primeiro escalão é também um excelente letrista! 
             A letra não podia ser mais rock´n roll! Descreve uma série de situações que representam o fracasso de alguém ou a vida de um perdedor, em que nada dá certo. Essa sequencias de fracaços termina sempre num veemente DANÇOU! decretando a má sorte da pessoa. Já o refrão sugere que levantemos bem alto nossa mão direita com o dedo médio esticado e gritemos um sonoro FODA-SE!!!!!!!!!!!!! pra tudo isso. Ai se revela uma brincadeira interessante feita por Gu; se antes havia usado o termo dançar num sentido negativo, no refrão passa a usá-lo positivamente. Agora vamos dançar pra ignorar as decepções e as frustrações. O convite feito por Gu no refrão da música convida todos a se reunirem para dançar. Essa imagem de todos juntos dançando aviva na minha memória os momentos em que todos nós amigos nos reunimos nas férias passadas em Ponte Nova para construir momentos agradáveis, onde todos nos sentimos ligados e muito a fim de viver! 

                 Infelizmente não consegui postar o vídeo aqui, acessem o clip da música Dançou? clicando no link abaixo. 


5 comentários:

  1. Show Carlim...parabéns...

    ResponderExcluir
  2. Show Carlim! Show de bola! Assim como GU MORAES VC também é show de bola!

    ResponderExcluir
  3. Da primeira vez, li este texto sem a trilha sonora, fiquei emocionado, não por falar de mim, mas pela forma brilhante como o autor faz analogias, e desvenda coisas, que nem a gente próprio que escreveu a música, consegue perceber. Com a trilha sonora, cara do autor, pirei !!! Blog perfeito !!! Cuidado nos mínimos detalhes. Carlim, seu único defeito, é não estar aqui, perto de nós, essa galera maravilhosa de Ponte Nova, fisicamente, claro, porque virtualmente, e espiritualmente, você sempre está por aqui...

    ResponderExcluir
  4. ERRATA: Onde se Lê: não por falar de mim, leia-se : não só por falar de mim.

    ResponderExcluir