quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Carta aos candidatos à prefeito de Ponte Nova.


          Felipe Polesca Felipe é pontenovense. Tem dedicado grande parte de seu tempo à refletir sobre os principais problemas que afligem Ponte Nova. Recebemos de Felipe essa carta destinada aos candidatos que disputam a prefeitura de Ponta Nova. Nela Felipe apresenta os resultados destas reflexões. São propostas que visam resolver os problemas identificados. Temos aqui a oportunidade de discutir os problemas apresentados por Felipe bem como avaliar as propostas que apresenta. 
           Estamos nas retas finais das eleições e o debate político não pode acabar com o fim das eleições. Independentemente do resultado, devemos continuar a discussão visando contribuir para a melhoria de Ponte Nova. Felipe nos oferece mais que uma lista de problemas, oferece-nos uma pauta de discussões, que deve envolver todos aqueles que desejam o melhor para nossa cidade. A leitura e crítica das propostas apresentadas nessa carta podem contribuir para aperfeiçoar as propostas levantadas e criar outras. Agradecemos Felipe Polesca pela contribuição! 

Carta aos candidatos a chefe do Executivo
da Cidade de Ponte Nova.

                                                                       Por Felipe Polesca
Oportunidades e Desafios.

 “Não é preciso ser médico para saber que a maneira mais simples de parar o coração de um sujeito é obstruindo as suas veias. O modo mais rápido, também, de  enfartar  e esvaziar a alma de uma cidade (...) é matar os seus rios.”.  
O trecho do manifesto “Caranguejos com Cérebro” escrito em 1991 pelo músico nordestino integrante do movimento Mangue Beat e ativista politico “Fred Zero Quatro” quando o Recife foi considerado a 4º pior cidade do mundo para ser viver. A mesma critica pode ser feita à realidade de Ponte Nova. 
Ponte Nova está enfartando, pois estamos obstruindo sua principal veia e não estamos procurando saída para o futuro, para desenvolvimento e para a transformação social que se faz necessária, o povo sofre pelo cansaço e não aguenta mais ser enganado por políticos e funcionários públicos desqualificados que só querem fazer do seu emprego o contracheque no fim do mês e não procuram alternativas para que a situação da cidade seja outra.  
A carta que escrevo procura abordar os principais problemas que Ponte Nova está enfrentando bem como propor melhorias para que Ponte Nova possa voltar ser uma cidade de destaque no Estado dentro de alguns anos.  
Em se tratando de melhorias na ESTRUTURA da cidade, hoje, Ponte Nova necessita de duas grandes obras:

 1º Alça do Anel Rodoviário ligando MG-329 (Ponte Nova-Rio Casca) à BR-120 (Ponte Nova Viçosa). O Anel Rodoviário vai transformar a estrutura e a mobilidade da cidade, através dessa obra será possível reorganizar o trânsito da cidade, desviando todo o trafego de veículos pesados que hoje são OBRIGADOS  a trafegar  pelo centro da cidade por falta de outro acesso, além de melhorar substancialmente a qualidade de vida da população, que não terá que conviver com o transito caótico e confuso. A obra também vai trazer a possibilidade de desenvolvimento das regiões norte e leste e da área industrial. Além de ser possível reorganizar grande parte do comércio, que terá a oportunidade de transferir empresas que demandam grande movimentação de veículos pesados para as áreas periféricas da cidade. Sendo a obra de maior importância para a cidade hoje.  

2º Estação de Tratamento de Esgoto. A MAIOR RIQUEZA que Ponte Nova possui é o RIO PIRANGA.  Com aproximadamente 400 km de extensão sua nascente se encontra na serra da Mantiqueira no município de Ressaquinha tendo em Ponte Nova a 1º cidade de grande porte as suas margens, fazendo com que sejamos responsáveis pela preservação de suas águas. Precisa-se priorizar o cuidado dos recursos naturais. O Rio está sofrendo pelo descaso e pela falta de alternativas para sua preservação e despoluição.  Ponte Nova tem uma das mais belas orlas de rio do país, que pode ser um tesouro econômico a ser explorado. Com a estação de tratamento de esgoto e outras medidas como desassoreamento, preservação das nascentes, reflorestamentos das encostas, desocupação das margens do rio, poderemos ter de médio em longo prazo um paraíso revitalizado dentro da cidade, que poderá ser utilizado como fonte de lazer pela população e um ótimo atrativo para o fomento do turismo local gerando renda e riqueza além de diversificar a economia da cidade. Essas obras são de extrema importância e necessidade, e com um esforço e mobilização política coerente podem sair do papel.

Abordados os temas das grandes obras de infraestrutura necessárias, vamos abordar o cotidiano, que é a BASE ESSENCIAL para que a política de qualidade possa ser produzida nos próximos quatro anos e nos anos vindouros. Só através dessa base conseguiremos ter um município produtivo e uma cidade da qual todos possamos sentir orgulho.  

Os três próximos tópicos irão tratar da BASE ESSENCIAL.

1º Escolher com muita sabedoria e critério técnico o secretariado da cidade. Ponte Nova conta atualmente com 13 secretárias, sendo duas secretárias de apoio direto ao prefeito (Assessoria Jurídica e Sec. Municipal de Governo), 3 secretárias de gestão (Sec. Mun. De Gestão e Recursos Humanos, Sec. Mun. de Planejamento e Desenvolvimento Econômico e Sec. Mun. de Fazenda.)    e 8 Secretárias de Execução  (Sec. Mun. de Educação, Sec. Mun. de Cultura, Lazer e Turismo, Sec. Mun. de Esportes, Sec. Mun. de Assistência Social e Habitação, Sec. Mun. de Saúde; Sec. Mun. de Obras, Sec. Mun. de Meio Ambiente; Sec. Mun. de Desenvolvimento Rural.)

Os secretários escolhidos devem ser competentes, qualificados, ter total compreensão e entendimento da necessidade que a secretaria que ele irá representar se encontra. Além do mais, deve existir sinergia entre todas as secretarias. Em se tratando de uma cidade do porte de Ponte Nova os assuntos e ações em muitos casos se misturam e envolvem mais de uma secretaria, por isso é muito importante a sintonia de toda cúpula do executivo.  

Secretárias devem ter projetos, planos de ação, metas, gestão e execução. Secretária não é cargo de barganha ou favor. É cargo de profissional qualificado.  Como Dom Helder Câmara costumava dizer “A população não precisa de caridade, a população precisa ser encorajada”. É papel da prefeitura e dos secretários resgatar a auto-estima da população, encorajá-los a acreditar em um futuro melhor. Um trabalho constante deve ser feito em cima disso. Somos uma população pobre e carente, por isso os mais fortes e preparados devem fazer um trabalho constante em cima de resgate deste valor. Até nos tornarmos uma população culta e educada esse trabalho de encorajar e guiar é uma tarefa ÁRDUA E PERMANENTE.

2º Funcionalidade, organização, cobrança e metas para os funcionários públicos.

 Controlar os funcionários da área pública como se fossem funcionários de uma empresa privada. Atualmente o corpo de funcionários da prefeitura é composto de aproximadamente 2.500 funcionários, o que representa 3,84% da população da cidade. Ou seja, temos 1 funcionário para cada 26 habitantes. Esse coletivo de pessoas juntas gera força e movimenta a engrenagem da cidade. Devem ser qualificadas, treinadas, cobradas, fiscalizadas. Os funcionários devem ter metas e seu trabalho deve ser rigorosamente acompanhado pelos secretários e prefeito, sendo de obrigação dos mesmos uma boa funcionalidade do sistema.
 3º Controle do Orçamento.
O orçamento previsto para o ano de 2013 em Ponte Nova é de aproximadamente 122 milhões. Essa verba que compõe o orçamento deve ser muito bem aplicada e fiscalizada. Com controle e gestão eficientes esse dinheiro pode fazer uma verdadeira revolução. Dinheiro bem aplicado retorna em forma de benefícios para a população.  

Além disso, existem diversos programas dos Governos Estadual e Federal que devem ser muito bem explorados pelo executivo. Através destes programas conseguiremos aumentar de maneira significativa o montante de dinheiro que nossa cidade poderá usufruir. 

O Prefeito e seus secretários devem criar um estreito relacionamento com os deputados estaduais e federais.  Verbas para saúde, educação, meio-ambiente, esporte e cultura estão sobrando em Brasília. Basta ficar atento aos editais e produzir projetos qualificados.

 PONTE NOVA PRECISA DE UM CHOQUE DE GESTÃO PARA DIMINUIR GASTOS, REORGANIZAR OS FUNCIONÁRIOS E AS SECRETÁRIAS ALÉM DE OTIMIZAR RECURSOS. NOSSA MAQUINA PÚBLICA ESTÁ CARA E INEFICIENTE. 

Os próximos tópicos estão ligados às necessidades, desafios e oportunidades que Ponte Nova proporciona.  
4º Trabalhar a aproximação do setor público, privado e sociedade civil.
Em uma cidade pequena tudo está interligado, do padeiro ao prefeito, por isso um ótimo ponto a ser trabalhado pela prefeitura é o envolvimento dos três setores que compõe uma sociedade. Juntos somos mais fortes e trabalhamos melhor.  Falta comunicação entre estes grupos que, se unidos, podem simplificar muitas ações e obter resultados grandiosos para cidade.Um importante projeto que pode ser desenvolvido neste ponto é a criação de um Instituto de Estudos Sociais, Econômicos e Ambientais de Ponte Nova. Onde através de uma OSCIP ou ONG pode-se realizar de forma paralela e independente à prefeitura estudos de curto (ações pontuais), médio e longo prazo (Ponte Nova do Futuro). Com metas, relatórios, dados e informações, podemos analisar a atual situação nos mais variados setores da cidade e com base nesses dados evoluir para a melhoria de cada ponto.  

5º Desenvolvimento Econômico.

O trabalho da Prefeitura vai muito mais além do saneamento, saúde, assistência social e educação. O próximo prefeito deve ter como prioridade em seu trabalho diversificar e fortalecer a economia de Ponte Nova, melhorando empregos, salários, oportunidades e os níveis dos funcionários. Somos referência em laticínios, suinocultura, comércio e produtos artesanais. Podemos nos tornar polo e explorar melhor estes nossos potencias. Com festivais gastronômicos e feiras de comércio.   Entretanto, existem milhares de outras possibilidades a serem exploradas, como falei do turismo no tópico da estação de tratamento de esgoto.  
Estamos situados entre duas das principais universidades federais (UFV e UFOP) e podemos nos beneficiar do conhecimento produzido nessas instituições. Além do que podemos oferecer estrutura para que elas se desenvolvam na cidade.

 6º Desenvolvimento do Esporte e da Cultura.

Uma alternativa para desenvolver a criatividade da cidade e criar possiblidades para um futuro melhor, é investir em Esporte e Cultura. Ponte Nova precisa investir e levar muito a sério sua pasta de esporte e da cultura. É a melhor alternativa para tirar as crianças do álcool e das drogas e ajudar na formação do cidadão. Além de ser uma estratégia para fomentar o turismo e a economia criativa da cidade.  
Neste tópico, anexo dois exemplos.   
Artigo “Investimento em esporte como fortalecimento de marca empresarial e de municípios” (faça aqui o download desse artigo http://www.mediafire.com/view/?pyxut3x99k39ebp ) escrito pelo jovem pontenovense Fernando Pacheco formado em comunicação, que retrata muito bem o retorno de se investir em esporte. E o outro artigo do pesquisador cultural Rômulo de Avelar “A lição de Guaramiranga”, (faça download desse artigo aqui http://www.mediafire.com/view/?8g78te75yjnmqbt ) cidade de 5.000 habitantes situada no interior do Ceará, que hoje é referência no  estado pela transformação que a cultura fez na cidade.  

7º Melhoria na segurança.  

Investindo em cultura e esporte o  reflexo da diminuição da criminalidade será confirmado com o tempo. Mas, além disso, Ponte Nova precisa intensificar sua segurança pública. Temos que criar um plano de combate ao crack, droga considerada um problema em todo país. Temos que investir em tratamento de dependentes químicos e intensificar o combate da venda de drogas nas periferias da cidade.  
Mas o principal problema da segurança é a falta de programas para os adolescentes das classes mais humildes na cidade, que tem acesso mais fácil  às  drogas que a oportunidades. Droga não se trata com repressão se trata com educação e oportunidade.

 8º Coleta Seletiva do Lixo e Implantação de Usina de Reciclagem.  

Sujeira é problema latente hoje em Ponte Nova. Nunca a cidade andou tão suja. Precisa melhorar o programa de coleta do lixo. Além  de criar o programa de coleta seletiva e educar o cidadão de também contribuir para a cidade mais limpa.  

Também se deve implantar a Usina de Reciclagem.  Existe uma lei que obriga todos os municípios a acabarem com os lixões até 2012. Ponte Nova precisa estabelecer as diretrizes de cidade sustentável.

 9º Plano de Controle de Enchentes.

 Todo ano Ponte Nova sofre com os problemas das enchentes. Devemos criar solução para esse drama vivido anualmente pela cidade. Que só traz prejuízo, morte, sujeira e atrasos.

Segue anexa carta que escrevi em janeiro de 2012 para a Prefeitura de Ponte Nova, quando  sofremos com a enchente.  Com propostas para solucionar os problemas das enchentes. Faça download da carta clicando no link http://www.mediafire.com/view/?93s3y62dzsz6l72 

10º Amparar as associações de bairro e de transformação local.

Existem muitos trabalhos de associações de bairro sendo realizadas em Ponte Nova: Ganga Zumba, Corporação Musical União Sete de Setembro, Associação Quilombola Herdeiros do Banzo, Grupos de  Capoeira,  Zimbabué, Banda  Santíssima Trindade e etc. Esses trabalhos podem ajudar muito no  desenvolvimento dos moradores de  seus  respectivos bairros. Essas associações são organizadas por pessoas carentes que fazem este trabalho voluntariado por amor e consciência social. Eles precisam da ajuda da prefeitura para se organizarem e se estruturarem. Todos estes trabalhos podem ser amparados pelas secretárias de assistência social, cultura e esporte.  

Conclusão:

Diferentemente de politica a nível federal, estadual, e das grandes cidades, politica em um município de pequeno e médio porte é um trabalho bem dinâmico. Ser prefeito de uma cidade não é status e nem  luxo, ser prefeito de uma cidade é uma responsabilidade muito grande e um  compromisso seríssimo que deve ser tratado com muito respeito. Um prefeito competente transforma a cidade e a realidade de seus a habitantes.
Ponte Nova, fim do quente inverno de 2012.





Um comentário:

  1. Felipe, tô preocupado com algumas coisas que você escreveu cara. No 2o tópico da base essencial você mostra que o funcionalismo público deve ser tratado da mesma forma que a maneira privada. Caramba, você tá sugerindo que a administração pública tem que ter uma visão tecnicista, que deve ser imposto ao funcionário público uma dinâmica de trabalho que é comum às empresas e às industrias, que adotam técnicas de controle afim de garantir metas de produção, cujo único objetivo é o lucro. Cara, você acha mesmo que isso é uma visão politica que propõe mudanças? Parece que você vê a administração pública com olhos de um investidor, banqueiro ou empresário. Isso preocupa qualquer um que deseja uma administração voltada aos interesses da população. Você acha mesmo que uma cidade tem que ser administrada como se fosse uma empresa?, Você tá aproximando a prática política à prática empresarial. Essa visão assusta por mostrar um jovem com aspirações políticas pretensamente novas, mas que se aproxima demais das práticas políticas antigas que há muito tempo vem governando nossa cidade, que tem na atual administração um de seus representantes. Sua proposta faz do prefeito patrão, dos secretários acionistas, dos funcionários empregados e da população a clientela. Reveja isso aí, principalmente esse tópico e pense melhor sobre a relação que se deve ter com o funcionalismo público municipal. Você pretende falar em nome de mudanças, mas demonstra estar muito próximo com o antigo, nestas eleições representados na figura de Chico Augusto e Orlando Coferpon. Sai dessa cara!

    ResponderExcluir