sexta-feira, 3 de abril de 2009

Nova Revolução Cubana, será?


Esta é uma segunda postagem do texto divulgado no blog no final de março, em que falava do blog da cubana Yoani Sanches. Resolvi postar novamente o texto agora com comentários de Rogério Saraiva contrário a tudo o que foi dito por mim no texto sobre a blogueira. Ele passou um mês e nao uma semana como eu havia dito em resposta a sua primeira postagem, em Cuba e mostra uma imagem bastante diferente daquelas transmitidas por todos os meios de comunicaçâo, de que nâo há regime autoritário em Cuba e que a maior parte da população está feliz da maneira como está vivendo. Contudo nao podemos esquecer questões factuai como a fuga em massa de cubanos para Cuba, e muitos cubanos que demonstram insatisfaçao com o regime cubano, como os músicos cubanos que vieram fazer shows no Nordeste do Brasil e não voltaram para Cuba por nao estarem satisfeitos com a condição de seu país, ou como musicos como Ibrahim Ferrer e Compai Segundo que passaram quase toda a vida enrolando charutos e somente no final da vida tiveram o devido reconhecimento por sua música. Contudo meu querido amigo Rogério fala com conhecimenento de fato,foi a Cuba e viveu um pouco do cotidiano cubano. Porém o conhecimento de fato só é o bastante para aquele que viveu a experiencia, e quando emprega num debate pode tomar contornos de um apelo a autoridade. Assim, uma vivencia só tem força para aquele que a viveu, para os outros que escutam seu relato tem apenas a força de um relato. Portanto amigos leiamos, pesquisemos e procuremos ahcar nossas proprias conclusoes.

Lendo uma das edições eletrônicas da revista Piauí, deparei-me com uma reportagem cujo conteúdo assumiu ares de descoberta. O tema era a filóloga cubana Yoani Sanches, que em 2008 esteve na lista das 100 pessoas mais influentes do mundo divulgada pela revista norte-americana Times.
O “poder” desta cubana franzina não vem da construção de relações dentro da política internacional, ela não é uma mega empresária cuja empresa possui filiais em todo mundo e nem possui um botão em seu apartamento com o qual pode ativar o lançamento de todo arsenal atômico americano e russo. A influência de Yoani se dá no campo das idéias. Não queridos amigos, ela não possui nenhum cargo entre os “homens de confiança” de Fidel, nem é jornalista, muito menos escreve para qualquer veículo de comunicação de grande porte. Yoani expressa suas idéias através de um instrumento usado por milhares de adolescentes de todo mundo, o blog. Ela transformou esse espaço que serve a muitos como simples agenda pública num instrumento de questionamento e reflexão, que tem colocado os governantes cubanos de cabelo em pé, ao menos o pouco de cabelo que ainda tem.
Quase diariamente são publicados textos em seu blog Generacion Y, que discutem questões referentes à realidade do povo cubano. Seu discurso é direto sem perder a elegância. As pessoas que mantêm blogs por aqui podem se admirar por alguém conseguir manter um fluxo de textos, mas pelo motivo errado. Ficarmos admirados com a produtividade de Yoani é ficar admirado pelo motivo errado, pois em Havana a internet é proibida à população, seu uso é restrito ao alto escalão do governo cubano. Existem apenas dois ciber-cafés na capital da Ilha e além destes dois locais, internet apenas nos hotéis. Em entrevista concedida à revista Veja a filóloga diz que para acessar a internet destes ciber-cafés, tem-se que enfrentar filas imensas, que podem levar até três horas de espera. Não é só tempo que se perde tentando acessar a internet em Cuba, os preços pelo acesso são excessivos e levam cerca de um quarto do salário do cubano. Yoani vive uma verdadeira odisséia todos os dias, não só para postar seus textos como para sobreviver.
Peço que ao acessarem o Generacion Y leiam em especial o perfil de Yoani, é uma leitura bastante forte, faz aflorar emoções de muitas espécies. Outra característica que impressiona no blog é a quantidade de postagens encontradas em cada um dos textos, alguns ultrapassam os mil comentários. A qualidade também é a marca destes comentários, muitos deles são verdadeiros textos críticos dialogando com a blogueira. Não é exagero dizer que Yoani inaugurou um modo de usar o blog e de se expressar via internet. O mundo reconhece seu trabalho, atacado pelo governo cubano, em muitos momentos até pelo próprio Fidel Castro. Generacio Y é um marco na reflexão política latino americana. Antes de terminar queremos ressaltar outro trabalho de Yoani o site desdecuba.com que mantêm com um grupo de amigos em Havana. Os links para o blog Generacio Y e o site desdecuba.com podem sem encontrados na sessão de links Sem Papas na Língua do nosso blog Born To Lose.

Confiram a entrevista de Yoani para a revista Veja, o link é:

http://veja.abril.com.br/280508/auto_retrato.shtml

Fidel ataca Caetano Veloso devido seu comentário a texto publicado pelo Generacion Y confiram:

http://www.obraemprogresso.com.br/tag/generacion-y/
Postado por Carlos Inácio Coelho Neto às 16:11
3 comentários:

Rogério Saraiva disse...

Meu caro amigo,

visitei o blog desta senhorita e não estou de acordo com as palavras dela. Como você mesmo sabe, tive o prazer de ficar um mês em Cuba no começo deste ano e o que mais se falava lá era sobre a abertura do governo dos EUA à Cuba e de cara, vejo palavras tendenciosas logo no primeiro/último post da Yoani. Como ela disse "Os jornalistas andam absortos em outros temas: a colheita de batatas, o mundial de beisebol, a revolução bolivariana e - está claro - os festejos pelo dia da imprensa cubana." é uma verdadeira mentira. Ao chegar em Cuba, fiquei até mesmo puto, pois não tinha nenhum festejo dos 50 anos de Revolução, tanto em Havana, quanto nas cidades interioranas. Tive o prazer de trazer muitos jornais/periódicos cubanos, desde do meio do ano passado ate os dias que estava lá e em todos, notícias importantes sobre o embargo e sua abertura.

Discordo de você quanto ao conteúdo do blog dela, pra mim é de baixo conteúdo, pois ataca algo ao governo cubano que é inverídico. Não vi por exemplo, críticas a burocracia que o Estado exerce, os três problemas, alimentação, moradia e transporte que o Estado não consegue resolver e etc. Problemas que você encontra até sob tese de doutorado, a qual comprei por 50 centavos numa livraria em Havana e de alta qualidade.
2 de Abril de 2009 09:43
Carlos Inácio Coelho Neto disse...

Existem posts bem anteriores em que ela trata deste tema. Uma coisa é visitar um país, outra é viver nesse país, ainda mais sobre um regime autoritário. Muitas questoes colocadas pela Yoáni referem-se ao direito de se expressar livremente, coisa que o governo cubano nao permite, o proprio Fidel Castro deu ordem de nao deixá-la sair do pais. Isso meu caro é fato. Vai me dizer que nao há um controle do governo sobre o que se escreve nos jornais de Cuba? Vai me dizer que não há ditadura, que o direito de ir e vir das pessoas nao é vetado? Tudo bem você achar que Cuba é o paraíso passndo uma semana lá e baseado nesta experiencia discordar do que a Yoani diz, contudo acho um pouco pretencioso dizer que o conteudo do blog é de baixa qualidade. Isso Rogério, percebe-se facilmente que nao é, basta ler os textos desarmado, sem conceitos prévios, pra nao dizer pre conceitos. Pode ser que ela nao expresse a opiniao da maioria da populaçao cubana, mas ela tem a visao dela, aquelka condicao de vida nao a satisfaz portanto ela pode expressar sua insatisfaçao. E claro, é perfeitamente possivel argumentar contra o que ela diz, contestar linha por linha, o que nao pode é fazer juizo de valor.

Gostei da postagem, botou lenha na fogueira. rs.
2 de Abril de 2009 12:22
Rogério Saraiva disse...

Não passei uma semana, passei um mês a qual tive a oportunidade de fazer três cursos, um congresso, de ir em 5 cidades cubanas, visitar escolas, centros culturais, pontos turísticos, Ministérios do governo a qual fui muito bem recebido e o mais importante, muitas casas de cubanos, que inclusive a família que mais gostei, me convidaram para o seu casamento e pode-se encontrar fotos deles em meu orkut, onde também mantemos contato via telefone e e-mail. Em Cuba tive a oportunidade de participar de manifestações contra o sionismo de Israel e a favor da Palestina, um ato maravilhoso que realmente você via a indignação dos cubanos em relação ao conflito. Alguns dias depois, vi alguns cubanos na rua gritando abaixo o comunismo, abaixo fidel, fidel é viado e etc. Fiquei abismado, pois os policiais que se encontravam perto dali, nao fizeram absolutamente nada, muito pelo contrário, até viraram o rosto; aliás, você quase não vai ver policiais em qualquer cidade em cuba, até na capital Havana.

Existem milhares de jornais em Cuba e repito, trouxe alguns comigo, onde pode se ver críticas ferozes ao governo, principalmente o jornal "jeventude rebelde". Também trouxe revistas maravilhosas a preço menos que banana, que os próprios estudiosos cubanos encaram pau a pau os problemas do Estado. Essas revistas se chamam "Casa" e "Caminos", onde vc encontra textos de Saramago, Emir Sader, Boaventura de Souza Cruz, Paulo Freire e muitos outros.

Qualquer cubano tem o direito de ir e vir! Isso já está mais que saturado em Cuba. Só oficiais das Forças Armadas que não podem sair do país. Quando você pra outro país, é este que deve aceitá-lo ou não e não o seu país de origem. Isso se chama concessão e muitos países não aceitam os cubanos, pois eles são mão de obra altamente qualificada e poderiam ser eventuais imigrantes.

O Estado é o maior subsidiário de tudo que envolve publicações literárias, acadêmicas e jornalísticas, isso não significa dizer que é o único. O Estado por exemplo, não quis publicar um autor chamado Gutierrez, a qual tive o prazer de ler e pra mim é o segundo Paulo Coelho, por concluir que a escrita dele não tem representatividade nenhuma e certamente Paulo Coelho não seria publicado lá também. Esse autor simplesmente conseguiu apoio estrangeiro e de seu bolso e publicou seus livros. Você pode encontrá-los aqui ou lá. Acontece que lá, ele quase não é lido não pq o governo não quer, os próprios cubanos não desejam.

Digo de baixa qualidade, por representar um conteúdo tendencioso e tacanho. Posso informar duas autoras qualificadas, gabaritadas que destroem muito mais o governo cubano ao que parece que essa garota quer, com muito mais classe, estudos, fundamentos, sem fazer nenhum discurso tendencioso. Os nomes dela são María Isabel Romero e Ania Mirabal.

Ao pesquisar sobre essa garota com amigos que moram em Cuba, eles disseram que todos sabem da história dessa garota e que ela recebe uma boa grana em sua conta bancária daqueles que ficam solidários à sua causa e ela nunca foi proíbida por ninguém de sair de Cuba! Aliás, uma opinião minha, seria muito mais fácil conviver com alguém que te xinga, longe do morando na mesma casa.


E claro, ela pode se manifestar quando quiser, não é o que ela está fazendo? Se o Estado Cubano fosse tão autoritário assim, já tinham cortado a internet dela e mandado-a para o paredão.

3 comentários:

  1. Desmestificando reportagens de mídia marrom - Parte III

    Imagine cem rádios clandestinas dos EUA atuando em todo o Brasil. Agora imagine essas cem rádios falando: "O Brasil não tem liberdade, liberdade de verdade é nos EUA, no capitalismo. Fuja! Aqui você terá emprego, carro do ano, à comida que quiser, poderá viajar pra qualquer lugar, terá dinheiro, muito dinheiro" e etc.

    Amparado a isso, muitos cubanos vão para os EUA legalmente, com visto e tudo, mas não são dissidentes, então não tem tais regalias oferecidas. Ele tem que ir fugido do país, ser um eventual dissidente pra tais coisas. Acontece que mesmo assim, muitos estão passando merda, pois chegam nos EUA, mais propriamente em Miami e veem que o Sistema é mortífero, e muitos até entram para a criminalidade como vemos no filme Scarface estrelado por Al Pacino. Aqueles que não entram para o crime, maravilhosamente criam cooperativas, associações em proteção aos direitos sociais, trabalhistas e humanos em defesa dos cubanos que estão nos EUA, incrivelmente aprendidos e compreendidos onde nasceram.

    Os maiores surtos de cubanos "fugidos" como você diz, foi no incidente do Porto de Mariel e no Período Especial a qual Cuba passou na década de 90 com a derrocata da URSS, onde perdeu 85% de sua economia.

    Eu não disse que a maior parte do população cubana está feliz com o regime, muito pelo contrário, eles são muito exigentes e sempre querem mais. Ao meu ver isso está até perigoso, pois é como o filho que pede tudo ao pai e o pai tem que dá.

    Sobre os músicos cubanos, bom, pergunto: quantos músicos brasileiros vão tentar a vida fora do país pq não conseguem nenhuma representatividade dentro de nosso país e quantos músicos maravilhosos são esquecidos por nossa sociedade? Em Cuba é obrigatório aulas de música nas escolas. A cada esquina, cada evento, verás músicos tocando e ganhando por isso. Você citou Compay Segundo, este sempre foi muito bem quisto em Cuba e nunca esquecido, assim como o Uchoa e Rubem Gonzalez, ao contrário do que diz no documentário. Também cito nomes da grande música mundial como Pablo Milanez e Silvio Rodrigues.

    O grande problema de se analisar Cuba é se alguém sái de lá por qualquer motivo, a imprensa e gente menos informada já colocam a culpa no Fidel e no Comunismo. Um grande erro.

    Sem dúvidas convivi pouco em Cuba. Um mês não é nada. Mas mantenho contato ativo com cubanos que moram em Cuba, no Brasil e na Venezuela. Uma das minhas melhores amigas já foi em Cuba por conta própria 49 vezes, meu amigo Hermam que estuda Medicina na ELAM em Havana. Informação é que não me falta, sem modéstia.

    ResponderExcluir
  2. Só uma observaçao, Toni Montana, personagem vivido por Al Pacino em Scarface, foi um entre os milhares de bando que Fidel Castro, sabiamente envou para Miami, quando o governo americano mostrando seu lado humanitário, resolveu dar asilo político àqueles que estavam insatisfeitos com a vida em Cuba. Fidel Castro que né bobo nem nada, esvaziou todas as cadeias cubanas, aumentando a concorrencia do trafico de drogas na Flórida. KKKKKKKKKKK Porra e enviou logo o Toni Montana né, mau esse Fidel. Procurei fontes que comentassem esse exodo cubano, permitido por Fidel, para ver até onde as informaçoes do Brian de Palma eram verídicas. Nao encontrei nada, mas tambem nao procurei muito. De acordo com este diretor o exodo de Cuba para os Estados Unidos no inicio dos anos oitenta ocorreu desta maneira.

    Outra coisa sei bem da qualidade da educação cubana e da excelencia de sua mediciana, sei da qualidade do esporte cubano, sei da força da música cubana, etcetera e tal. O que tentei ressaltar foi simplesmente ser complicado afirmar com certeza o que é Cuba uma vez que o país está envolto por contradiçoes. Ou será que as pessoas acusam o governo de autoritario gratuitamente? A outra opcao seria dizer que todos que argumentam contra a condicao politica e social de Cuba estao envolvido em um mega complo contra Fidel Castro, o que convenhamos é bastante delirante. Portanto, respondi aos comentarios nao afim de lutar para afirmar um juizo de valor sobre cuba ou yoani sanches ou o caralho a quatro, mas apenas ressaltar o perigo de assumirmos uma posiçao unilateral e desrespeitar os argumentos contrarios aos nossos. Acho que isso nao foi feito aqui, mas poderia ter ocorrido, pois é o mais comum. Agradeço todos os esclarecimentos do meu amigo Rogerio, que deve-se ressaltar, tem muitos amigos cubanos, estuda sobre Cuba, mantem contato constatnes com pessoas que sao cubanas e apoiam o seu governo, passou um mes estudando em Cuba, pesquisou e vivenciou a rotina das pessoas daquele país. Portanto existem dois pontos de vista, duas maneiras de ver Cuba, prezados leitores, comentem, reflita, e evitem juizos de valor.

    ResponderExcluir
  3. Engraçado, não? Yoani ganhou três prêmios internacionais e não pode sair de Cuba para recebê-los no exterior. E o rapaz aí de cima diz que ela nunca foi proibida. Fosse mentira o que ela alega, já teria sido desmascarada há muito tempo. Quem vai a Cuba com a mentalidade contaminada ideologicamente só verá aquilo que quer ver. Importante lembrar que o tratamento dispensado a visitantes é MUITO diferente daquele reservado a quem vive por lá. Mas agora Yoani Sánchez está sendo convidada a vir ao Brasil. Em primeiro lugar veremos se é tão fácil assim a saída de Cuba. Em segundo lugar, se ela vier, participará de debates onde estará disponível para ser sabatinada por qualquer um que duvide dela. É esperar pra ver.

    ResponderExcluir