domingo, 5 de abril de 2009

Uma outra perspectiva acerca da imprensa cubana?




Nos últimos dias vocês acompanharam textos divergentes a respeito da condição política e social em Cuba. Tudo isso por eu ter postado um texto comentando um blog da filóloga cubana Yoani Sanches, Generacion Y. Meu caro amigo Rogério Saraiva escreveu alguns comentários que tentam mostrar o quão equivocada é esta visão passada pela cubana em seu blog. Postamos aqui no texto Generacion Y: Uma nova revoluçao cubana o link do blog Generacion Y e também a entrevista cedida à revista Veja pela Yoani. Como não queremos aqui fazer juízo de valores, colocamos a disposição dos leitores o site mineiro Soy Cuba Soy Minas Gerais, que reforçam o ponto de vista exposto por Rogério Saraiva em suas observações.

o link é http://soycubasoyminasgerais.blog.com/. Leiam, é uma outra perspectiva acerca da imprensa cubana, bastante diferente daquala passada pela Yoani Sanches e que pode permitir ao leitor que se interessou por essa questao cubana a conhecer melhor a condicao política e social daquele país. Desejo a todos uma boa pesquisa!

Volto e passo a vocês mais dois links presentes no blog o Pensador da Aldeia escrito pelo professor Pedro Jonas de Lima Piva. Ele argumenta contra Generacion Y e procura mostrar de forma bastante lúcida e com argumentação direta e seca as contradições presentes nas críticas feitas ao governo cubano. Além destes textos que podem ser encontrados através dos links abaixo, existem outros sobre as relacçoes entre Cuba e Estados Unidos e outros temas ligados à política nacional. Vale a pena conferir.

http://opensadordaaldeia.blogspot.com/2009/04/obama-o-degelo-da-ditadura-norte.html

Um comentário:

  1. Um pouco mais sobre Yohane

    10 de maio de 2009 – A blogueira cubana Yoani Sánchez (conhecida por ter recebido o prêmio Ortega y Gasset, outorgado pelo grupo Prisa, bem remunerado e que costuma ser dado a jornalistas com maior currículo profissional) costuma denunciar em seus artigos a falta de acesso à internet em Cuba, e inclusive afirma que são amigos no exterior que conseguem mandar seus artigos pela rede.

    Qual não foi a surpresa quando na quarta-feira 6 de maio a imprensa internacional credenciada na feira internacional de turismo de Cuba (Fitcuba 09) encontrou com a blogueira durante almoço no hotel NH Parque Central de Havana.

    Com total tranqüilidade, estava sentada na recepção com seu lap top e conectada à rede Wi-Fi do hotel, que cobra em moeda estrangeira [dólares].

    Ela se expôs ante os mais de 180 jornalistas credenciados para o evento sem ser incomodada pelos agentes do Estado cubano ou sofrendo algum ato de repúdio por parte da população cubana, algo que ela denuncia em seus artigos que sofre continuamente.

    A surpresa e a desilusão foram grandes entre profissionais de jornais estrangeiros que pagam à blogueira por sua colaboração escrita. Os jornalistas disseram sentir-se enganados pelas queixas e lamentos da blogueira quanto à dificuldade de acesso à internet em Cuba, chegando a questionar a veracidade de seus textos.

    Yoani escreve em uma página que se chama “desdecuba.net”, que não esta hospedada em Cuba. O servidor é da Alemanha e a página esta registrada em nome de Josef Biechele. O provedor de Yoani é a "Cronos AG Regensburg", que também hospeda páginas de ultradireita e neonazistas e foi denunciado recentemente pelo partido Verde alemão.

    ResponderExcluir