quinta-feira, 1 de julho de 2010



Há muitos anos não assisto futebol na rede Globo, principalmente por não suportar os berros e abobrinhas proferidas por Galvão Bueno durante as transmissões dos jogos. Para piorar há uma nova versão do Galvão na rede Globo, o Luiz Roberto, que por se tratar de uma imitação, consegue ser pior que o original. Felizmente o monopólio das transmissões dos jogos da Copa pela Rede Globo foi quebrado nesta edição do certame, que pode ser acompanhado, na tv aberta, pela TV Bandeirantes.
No dia 25 de junho os twiteiros organizaram um dia sem Globo, a idéia consistia em levar o maior número de pessoas deixar de assistir o jogo pelas lentes globais e ouvir a gritaria e orgasmos guturais de Galvão Bueno pela Bandeirantes em apoio ao técnico da seleção brasileira, o Dunga. Isso porque o técnico resolveu não rezar a cartilha da emissora e tampoco da CBF, algo inusitado no futebol brasileiro. Dunga vetou o acesso "exclusivo" da poderosa Fátima Bernardes aos jogadores e a ele próprio, revelando caráter, na medida em que declarou falar para toda imprensa ou não falar com ninguém.
A partir de então Dunga vem sofrendo uma marcação cerrada da emissora que busca de todas as maneiras jogar os brasileiros contra o técnico, dizendo que há um problema de Dunga com a imprensa, mas o problema reside no fato de Dunga negar exclusividade à Globo, o que sugere que ao usar o termo imprensa os jornalistas e apresentadores acreditam ser imprensa apenas aquilo que é feito pela Globo.
Durante uma coletiva de imprensa o técnico se irrita com o jornalista esportivo André Escobar do Plin Plin o que serviu de matéria para o Fantásitico quando o repórter Tadeu Schimit lê um edital atacando o técnico da seleção brasileira, declarando que sua irritação não condiz com o cargo que ocupa.

É imprenscindível o apoio ao técnico Dunga que tem peito para enfrentar o senhor Ricardo Teixeira, que segundo a Fátima Bernardes fora quem teria concedido a exclusividade da entrevista para a Rede Globo, e com o maior monópolio midiático da America Látina que é a Rede Globo de Televisão. Dunga renovou a seleção de maneira radical, fez aquilo que achou certo sem aceitar pressoes externas para a escalação para a Copa do Mundo, bem diferente do que aconteceu com Parreira em 2006 e com Zagallo em 98.

Abaixo o texto relatando a recusa do técnico a conceder a tal entrevista exclusiva para a Globo, o vídeo do Youtoube com a reportagem do Fanático, digo, Fantástico. O texto foi extraído do Blogo o Pensador da Aldeia do Professor Paulo Jonas de Lima Piva.




Dunga enfrenta monopólio e prepotência da Rede Globo: na sexta-feira, "Dia sem Globo"


por Paulo Jonas de Lima Piva

Em solidariedade à atitude corajosa do técnico Dunga em face da arrogância e prepotência do latifúndio midiático da Rede Globo, "O Pensador da Aldeia" também aderirá, e conclama aos caros leitores para que também o façam, sexta-feira, à campanha "Dia sem Globo", surgida no Twitter:

*****


Junte se a nós e participe do Dia Sem Globo em apoio a Dunga.

O técnico da seleção brasileira abriu fogo contra a Rede Globo. Dunga deu na canela do comentarista Alex Escobar, da Globo. Poucas horas depois, um dos apresentadores do programa Fantástico, Tadeu Schmidt, da África, leu um editorial da emissora detonando Dunga. Tudo tem um porquê. Antes do ataque ao Dunga no Fantástico, o Jornal O Globo já havia descido a lenha na seleção e principalmente no seu treinador. Qual a razão dessa súbita mudança de comportamento?

Vamos aos fatos.

Segunda feira, véspera do jogo de estréia da seleção brasileira contra a Coréia do Norte, por volta de 11 horas da manhã, hora local na África do Sul. Eis que de repente, aportam na entrada da concentração do Brasil, dona Fátima Bernardes, toda-poderosa Primeira Dama do jornalismo televisivo, acompanhada do repórter Tino Marcos e mais uma equipe completa de filmagem, iluminação etc. Indagada pelo chefe de segurança do que se tratava, a esposa do poderoso William Bonner sentenciou : " Estamos aqui para fazer uma REPORTAGEM EXCLUSIVA para a TV Globo, com o treinador e alguns jogadores...". Comunicado do fato, o técnico Dunga, PESSOALMENTE dirigiu-se ao portão e após ouvir da sra. Fátima o mesmo blá-blá-blá, foi incisivo, curto e grosso, como convém a uma pessoa da sua formação: " Me desculpe, minha senhora, mas aqui não tem essa de "REPORTAGEM EXCLUSIVA" para a rede Globo. Ou a gente fala pra todas as emissoras de TV ou não fala pra nenhuma...".

Brilhante !!! Pela vez primeira em mais de 40 anos, um brasileiro peitava publicamente a Vênus Platinada !!!" Mas... - prosseguiu dona Fátima - esse acordo foi feito ontem entre o Renato ( Maurício Prado, chefe de redação de esportes de O Globo ) e o Presidente Ricardo Teixeira. Tenho autorização para realizar a matéria". Dunga: - " Não tem autorização nem meia autorização, aqui nesse espaço eu é que resolvo o que é melhor para a minha equipe. E com licença que eu tenho mais o que fazer. E pode mandar dizer pro Ricardo ( Teixeira ) que se ele quer insistir com isso, eu entrego o cargo agora mesmo!".

O treinador então virou as costas para a supra sumo do pedantismo e saiu sem ao menos se despedir.

Dunga pode até perder a classificação, a Copa , seu time pode até tomar uma goleada, qualquer fiasqueira na África, mas sua atitude passa à história como um exemplo de coragem e independência frente a uma das instituições privadas mais poderosas no País e que tem por hábito impor suas vontades, eis que é líder de audiência e por isso se acha acima do bem e do mal. Em linguagem popular, o Dunga simplesmente mijou na Vênus Platinada ! Sugiro uma estátua para ele!!! Após a poderosa Globo a mesma que levou o Collorido ao poder e depois o detonou por seus interesses, agora difama o Dunga, tá certo que o cara é meio Ogro, mas não teve o direito de se defender dos ataques em momento algum. Falar mal do cara é liberdade de imprensa Ouvir o cara não pode? A reação do povo foi imediata.O editorial lido no programa "Fantástico", da Rede Globo, deu repercussão no mundo virtual. E pela primeira vez na história o Brasil inteiro apóia o técnico da Seleção. Só a Globo para conseguir isso...

Dentre os assuntos mais comentados no Twitter nesta segunda-feira (21), a frase "Cala boca, Tadeu Schmidt" era líder absoluta -superou até a antecessora "Cala Boca, Galvão", que liderou por dias seguidos os Trending Topics. E não parou por ai. Em apoio ao técnico da seleção brasileira, os twiteiros lançaram o "Dia Sem Globo", que será nessa sexta-feira, quando o Brasil vai jogar com a seleção de Portugal, no encerramento da primeira fase da copa. Todo mundo na Band, ou em outra emissora, não vamos sintonizar a Globo na sexta-feira, temos que começar a deixar de ser gado manso, mostrar que não somos trouxas manipuláveis.


*****




Nenhum comentário:

Postar um comentário