domingo, 18 de julho de 2010

Sabedoria Popular e a Secretaria de Cultura de Ponte Nova


O conhecimento formal representado pela academia e sua produção intelectual gerou um preconceito quanto ao conhecimento gestado na esfera popular, conhecimento esse que passou a ser denominado pelo acadêmico de senso comum. Este preconceito nasce quando o conhecimento verdadeiro passar a existir enquanto conhecimento buscado pela via nacional, estabelecendo a razão como critério de verdade quanto ao conhecimento, assim tudo aquilo adquirido fora da investigação racional passa a ser considerado como inferior e falso. O preconceito pelo senso comum nasce simultaneamente ao nascimento do conhecimento filosófico. A sabedoria popular sendo constituída através da observação dos acontecimentos dentro da sociedade e não da investigação racional passa a ser descartado como via de acesso à verdade.
Contudo, alguns filósofos ao longo da história do pensamento ocidental passaram a chamar a atenção para a importância do conhecimento do "senso comum". David Hume, filósofo escocês do século XVIII, figura entre os nomes dos pensadores que colocaram o conhecimento do senso comum comum como prioritário no que tange à sobrevivência humana tanto do ponto de vista natural quanto do social. Hume mostra que se as decisões ordinárias do ser humano dependessem do estabelecimento da verdade pela via racional a raça humana nem sequer poderia existir. Isso porque a razão considera igualmente todas as possibilidades do que pode vir a acontecer, o que a impediria de se decidir por uma das alternativas estabelecidas, impedindo também que a ação ocorra.
Bom a teoria do conhecimento humeana é muito interessante, mas não é nosso propósito construir uma reflexão detalhada do que ela vem a ser. Ela nos serve aqui como exemplo afim de desconstruir o tom preconceituoso adquirido pelo senso comum, permitindo-nos reforçar a força dos ditados populares, que são construídos a partir da observação dos acontecimentos sociais. Assim os ditados populares constituem uma forma de conhecimento "verdadeiro", pois descreve com precisão situações de caráter social. Ora para uma sentença tornar-se um ditado popular ou seja tornar-se uma regra que prevê e descreve o comportamento social, quase uma regra sociológica, é porque a repetição desse comportamento ou fenômeno ocorreu no corpo social. Essa constatação não é feita pelo cientista político, mas pelo homem do senso comum e não é, como alguns parecem acreditar, uma profecia, adivinhação ou qualquer coisa dessa natureza, mas um conhecimento bem fundamentado na experiência.
O ditado popular "Água mole em pedra dura tanto bate até que fura!" encaixa-se como uma luva à nova configuração que a cultura começa a ter em nossa querida Ponte Nova. O nome de Wesley Costa Melo já é bastante conhecido do povo pontenovense e principalmente dos políticos da cidade devido a luta do artista pelo fortalecimento da cena artística da cidade. Uma das questões principais dessa luta é tentar entender porque a secretaria de cultura da cidade reluta (relutava) em apoiar projetos de caráter artísticos como a escola de Música Percepção Músical e seu projeto quinzenal que conta sempre com uma atração musical de qualidade. Podemos dizer de outro modo: Porque não há uma parceria entre a Secretaria da Cultura de Ponte Nova e os artistas da cidade?
Apesar das constantes rejeições por parte da Secretaria de Cultura da cidade, e da própria prefeitura que passa a ver Wesley Costa Melo como alguém que faz críticas "deselegantes e mal educadas." (para um conhecimento mais detalhado deste "contra ataque" da prefeitura vide http://caesdidatos.blogspot.com/) , Wesley não desistiu, fez-se de Água Mole e conseguiu perfurar a Pedra Dura, ou melhor Cabeça Dura, dos governantes pontenovenses. Engraçado que foi preciso haver uma desgastante cobrança por parte dos artistas da cidade para que a Secretaria de Cultura reconhecesse a necessidade de apoiar projetos desta natureza. Outra coisa, o convite que deveria partir da Secretaria da Cultura não ocorreu, mostrando que ou a citada secretaria não possuía conhecimento da produção artística da cidade, o que revela a incompetência e ociosidade dos funcionários da mesma ou simplesmente não tiveram interesse em apoiar por não ter um retorno de caráter financeiro como a construção de hidrelétricas por exemplo, o que revelaria o espírito de porco da atual administração pública pontenovense.
Pergunto, o vínculo da prefeitura com os artistas da cidade deve ser comemorado já que a procura da Secretária da Cultura parece devido ao fato de não conseguir extinguir a força de combate do artista pontenovense? Isso pode ser expressado através de um outro ditado popular: "Se não pode vencê-los, junte-se a eles." Entendo que esse súbito interesse por parte da Secretaria de Cultura deve ser analisado com cuidado. Claro que uma postura radical não cabe na atual situação, pois seja como for, foi uma vitória para todos os artistas pontenovenses.
O cartaz que vem junto a esta postagem é referente à apresentação de Fafá do Blues que lança seu cd no projeto da Perceção Musical que FINALMENTE PODE CONTAR COM APOIO DA SECRETARIA DE CULTURA DE PONTE NOVA.

Para conhecer um pouco da música de Fafá do Blues assistam o vídeo que pode ser acessado através do link http://video.globo.com/Videos/Player/Entretenimento/0,,GIM1033206-7822-FAFA+DA+BARRA+VELHO+BLUES,00.html

Pontenovenses de todos os cantos, encham o peito e soltem o brado: Salve a sabedoria popular!!!

Vida longa à resistência, que o combate à hipocrisia e descaso daqueles que se dizem políticos equivocadamente e governam nossas cidades, estados e país, possam ser sempre traduzidos pelas sentenças dos ditados populares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário