segunda-feira, 24 de setembro de 2012

O Debate entre os candidatos à prefeito de Ponte Nova na TV Educar

           Na última quinta feira dia 20 de setembro a TV Educar transmitiu ao vivo pela tv e internet o debate dos candidatos à prefeitura de Ponte Nova. A transmissão foi bastante comprometida por falhas técnicas que iam desde chiados, passando por vazamento de áudio dos bastidores e interrupções momentâneas de imagem e áudio.   
            No primeiro bloco as perguntas foram feitas pela população. Houve muitas perguntas relacionadas ao saneamento e à saúde e nenhuma relacionada à educação, desenvolvimento social e cultura. Essas perguntas mostraram o total descaso que a atual administração teve com as comunidades rurais e periféricas, que sequer contam com pavimentação das ruas onde moram e estradas que levam às rodovias usadas para escoar suas mercadorias para a cidade. A organização do debate poderia ter procurado meios de diversificar as perguntas, uma vez que uma única pergunta sobre pavimentação de ruas e estradas já permitiria aos candidatos se informarem de que a falta de pavimentação é um problema que aflige alguns bairros e comunidades dentro do município.
           O debate foi antecedido por sabatinas que aconteceram em vários pontos da cidade, a última delas realizada pela Escola Musical Percepção Musical e o NAED, no dia 15 de setembro. Contudo, esse debate organizado pela TV Educar é o único que contou com a presença de todos os cinco candidatos à prefeito de Ponte Nova. Assisti ao debate pela internet e resolvi colocar aqui minhas impressões sobre a participação dos candidatos, vamos a elas.




Orlando da Coferpon 23
Prefeito PPS 
Partido: Partido Popular Socialista
Coligação: Partido não coligado
  Orlando Coferpon, número 23, candidato do PPS, não surpreendeu. Assim como tem feito na sua propaganda eleitoral no rádio e tv, recorreu à velha retórica surrada, associada à figura caricata do político do interior, que procura através do seu discurso despertar emoções que criem uma afinidade dos eleitores para com a sua figura. Trata-se da velha falácia de argumentum ad populum, cujo propósito é substituir a argumentação pela comoção. Nessas eleições ninguém superou o candidato do PPS no quesito retórica de botequim. Orlando procurou comover o eleitor através da sua biografia de individuo que sofreu as mazelas pelas quais passam todas as pessoas de origem humilde. O candidato do PPS falou sobre o início de sua carreira de empresário vendendo picolé e de como vencendo todos os obstáculos construiu uma empresa de sucesso, a COFERPON. Orlando falou do tempo em que vivia de maneira humilde com seus pais, das dificuldades que passou. Imaginem, arrancou dentes sem anestesia nesse período. Também ressaltou sua fé em Deus, dentre outras situações pelas quais passou antes de se tornar o empresário de sucesso de hoje. Ao ser perguntado pelo candidato Guto Malta do PT qual eram as diretrizes que norteiam seu projeto político para a cidade, Orlando disse que um projeto político não passa de promessa, e que seu projeto político se apoia nas suas boas intenções e na sua reputação de cidadão honesto e empresário bem sucedido. Toda essa retoriqueta construída com o único objetivo de disfarçar a falta de propostas para a cidade e a incapacidade de responder com alguma propriedade as perguntas que lhe foram direcionadas.
Guilherme Pimpa 31
Prefeito PHS 
Partido: Partido Humanista da Solidariedade
Coligação: Partido não coligado
          O candidato do PHS Guilherme Pimpa mostrou-se claramente despreparado para o debate. Sua participação criou uma situação análoga àquela das brincadeiras de criança, quando permitimos ao amiguinho mais novo participar da brincadeira sem ainda ter maturidade para tanto na condição de café com leite. Guilherme Pimpa mostrou-se desde o início ser o café com leite dessas eleições municipais em Ponte Nova. Ao apresentar-se estava claramente nervoso, falando de forma confusa, sem conseguir sequer administrar o tempo destinado à sua saudação aos eleitores e presentes ao debate. Aliás, foram raríssimos os momentos em que Guilherme Pimpa conseguiu concluir uma de suas respostas, sempre se perdendo quanto a contagem do tempo. Respondeu de modo bastante precário às perguntas que lhe foram direcionadas, mostrando total despreparo para assumir o cargo de prefeito de Ponte Nova.
Dr Taquinho 40
Prefeito PSB 
Partido: Partido Socialista Brasileiro
Coligação: Reconstruindo Ponte Nova
           

               Taquinho Linhares do PSB fez uma grave denuncia no segundo bloco do debate. Ao ser sorteado para direcionar uma pergunta a um de seus concorrentes, escolheu o candidato Chico Augusto do PSDB. Segundo Taquinho o candidato tucano estaria recorrendo ao sórdido artifício de denegrir a imagem de seu concorrente do PSB através da distribuição de panfletos anônimos. Panfletos esses nem tão anônimos assim uma vez que Taquinho alega possuir provas de que o PSDB estaria recorrendo a este tipo de estratégia. Isso não surpreende, já que nas últimas eleições presidenciais o candidato José Serra do PSDB, procurou minar a candidatura de sua adversária e hoje presidente da república Dilma Rousseff através de recursos dessa natureza. A ênfase de Taquinho Linhares se concentrou em comparar sua administração como prefeito de Ponte Nova com a atual. Taquinho mostrou todas as conquistas que alcançou à frente da prefeitura pontenovense e que repetirá, caso se eleja, o mesmo desempenho do passado. A estratégia de Taquinho Linhares consistiu em falar de sua administração passada, certamente porque em tese comprovaria sua capacidade de administrar bem a cidade. Certamente a administração de Taquinho Linhares conseguiu melhorar e muito Ponte Nova. Vínhamos de um período de 8 anos sob a batuta do PSDB, que só fez aumentar os problemas sociais da cidade e levar o empresariado pontenovense a aumentar seu controle sobre a cidade. Contudo, faltou ao candidato mostrar novas propostas, quais as metas e o foco de sua administração se eleito. A ênfase no período em que governou Ponte Nova é sem dúvida seu trunfo, mas pode também ser seu ponto fraco.
Chico Augusto 45
Prefeito PSDB 
Partido: Partido da Social Democracia Brasileira
Coligação: Vamos Juntos Ponte Nova
            Chico Augusto do PSDB teve um desempenho mediano. Não conseguiu se defender das acusações de Taquinho Linhares de que o PSDB estaria por trás dos panfletos distribuídos pela cidade cujo conteúdo calunia e difama o caráter do candidato do PSB. Pouco seguro em suas respostas, Chico Augusto mostrou pouca intimidade com o trato político e com as palavras. Suas respostas vagas mostram que falta um senso de direção que o permita levar Ponte Nova à resolver seus principais problemas, que certamente estão centrados em políticas públicas de caráter social. A participação de Chico Augusto não passou disso..
           






Guto Malta 13
Prefeito PT 
Partido: Partido dos Trabalhadores
Coligação: Inova Ponte Nova
              Guto Malta, candidato petista, desde sua apresentação falou de maneira firme e direta. Respondeu de forma clara e segura todas as perguntas que lhe foram dirigidas. Mostrou ter uma ligação forte com o partido ao qual se filiou, uma vez que conhece o projeto político petista para o Brasil, ao qual mostrou no debate ter alinhado o seu próprio, construído para Ponte Nova. Essa característica não é comum aos outros candidatos, que mostram pouco conhecer da ideologia dos partidos que representam. Guto Malta não recorreu à demagogia, não fugiu das perguntas com respostas evasivas e sem sentido, não contou histórias da sua vida, nem tentou comover o eleitor. Procurou mostrar as propostas de seu plano de governo para Ponte Nova e quando foi lhe concedida a oportunidade de questionar seus concorrentes, procurou fazer com que estes falassem sobre seus projetos, de como estes resolveriam os problemas que afligem nossa cidade. Orlando COFERPON teve a oportunidade de responder esta pergunta, contudo, recorreu a uma resposta evasiva e concluiu sua fala dizendo que projeto político é promessa e que seu projeto era o reflexo de seu caráter. Guto Malta, então, explicou a Orlando o que é um projeto político e de que este é mais que um conjunto de promessas, mas a construção de possíveis soluções aos problemas da cidade. Um projeto de governo só pode ser construído com base no conhecimento dos problemas que afligem a cidade. Orlando afirmou ser o único que sabe como fazer, contudo ainda não pensou o que deve ser feito e quais estratégias devem ser adotadas para que os problemas possam ser resolvidos. Outro momento de Guto Malta que deve ser destacado durante o debate refere-se à pergunta feita pelo representante da Rádio Ponte Nova, o senhor Padre José Luiz. Em um dos blocos do debate as perguntas foram elaboradas pelos órgãos de imprensa de Ponte Nova. A Rádio Ponte Nova elaborou uma pergunta curiosa, bastante unilateral, para não dizer interesseira. Foi perguntado ao candidato petista quais medidas sua administração adotaria, caso fosse eleito, quanto as propagandas feitas por meio de carros de som, motos e bicicletas que fazem propaganda de vários estabelecimentos comerciais da cidade. Ainda na pergunta, a Rádio Ponte Nova defende que esse tipo de propaganda seria exclusividade das rádios, que estariam perdendo dinheiro para esses veículos que fazem propaganda pela cidade. Junto a esta pergunta questionaram o que seria feito para combater as rádios piratas. Guto Malta mostrou que não há qualquer problema relacionado a este tipo de propaganda caso esteja sendo feita dentro das leis municipais referentes à reprodução sonora nas ruas da cidade. Deixou claro que essa propaganda não é exclusividade das rádios, já que não há lei que expresse isso. Guto Malta inclusive ressaltou que irá apoiar esse tipo de propaganda uma vez que se constitui em mais um seguimento na economia da cidade. Quanto às rádios piratas mostrou ao representante da Rádio Ponte Nova que é um problema de responsabilidade federal, devendo, portanto ser resolvido pelo Ministério das Comunicações por meio da polícia federal. Ficou bem claro que a administração petista não favorecerá interesses particulares, que seu comprometimento é com a população pontenovense.
              Essas são minhas impressões sobre o debate, por favor, colaborem deixando comentários nesse post mostrando o que vocês acharam do debate. Para quem não assistiu procure o vídeo, peça a opinião de quem assistiu e comparem com a que compartilho aqui com vocês.

7 comentários:

  1. EU Ñ VI O DEBATE PQ AQUI Ñ TEM ANTENA COMUM.MAS PELO O QUE LI AQUI E PELOS COMENTÁRIOS QUE OUVI.
    EU TENHO QUE PARABENIZAR O GUTO MALTA PELO SEU DESEMPENHO EM SUAS REPOSTAS,POR NENHUM MOMENTO ELE DEMONSTROU NERVOSISMO.ELE SE SAIU MUITO BEM MESMO DOS CINCO CANDIDATOS.PARABÉNS GUTO MALTA!!!

    ResponderExcluir
  2. Não assisti ao debate, mas ao que vejo de suas considerações sobre os candidatos e nos comentários que ouvi, o único candidato que traz algo de novo e bom para administrar a cidade é o Guto Malta. Ele demostrou conhecer os problemas da cidade e apresentou propostas de governo de como resolve-los, simples assim. É isso que a cidade espera de um futuro prefeito, "FOCO" nas soluções dos problemas da cidade, Ponte Nova precisa deste perfil na prefeitura.

    ResponderExcluir
  3. Taquinho Linhares tem que explicar sobre a prisão da sua mulher pela policia federal, falar que Sema sua esposa marcou encontro com um cara em um MOTEL para acertar a propina.
    Ele usou carra do gabinete para ir busc la na prisão.

    Pq vc não falou isso em seu comentário!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Vc não fez comentário sobre o que taquinho deixou de falar sobra a policia federal, retirada dos santos, a construção do presidio que esta trazendo um caos para Ponte Nova.

    Vc esqueceu né!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Que dia foi esse debate? Não foi o mesmo que assisti. Não foi nada disso que ouviu e vi... So o candidato do PT discursou? Matéria bem direcionada ao PT hein companheiro? Eu hein, coisa feia... Achei que o blog fosse pra esclarecer. Mas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sr. "Anônimo"
      A resenha apresentada acima está perfeita, descreve de maneira fiel o debate. Neste texto, em pouquíssimos momentos o autor expressa de fato a sua opinião, não favorecendo, de maneira alguma, este ou aquele candidato como você colocou em seu comentário. Portanto, você só tem duas saídas:
      1 - Votar para o candidato que demonstrou claramente ser o mais bem preparado, Guto Malta; ou
      2 - Aceitar que o seu candidato não foi bem no debate e não está tão bem preparado como você imaginava e mudar o seu voto para o candidato petista, Guto Malta.

      Excluir
  6. TÁ ÔÕÔSSSOOO.... O DEBATT FOI UMA GUERRA....CHIGO SEM PALAVRAS OFENDE ORLANDO...
    E DEPOIS É COBRADO POR PANFLETOS QUE DEGRIDE IMAGEN DE TAQUINHO...PIMPA FICOU PERDIDO POIS SÓ JOGARAM BOMBAS NAS COSTAS DELE...E MALTA FOI FINO.. FEZ SEU TRABALHO DE DEBATT E COM PROJETOS DE GOVERNO E FICOU DE BOA...E NEM INTERESSOU NAS BRIGAS ALHEIAS... NO FINAL DE TUDO ACABOU EM PIZZA....E FICARAM MUITA COISAS PARA TRAZ...O IMPORTANTE QUE NÓS LUTAMOS PELA DEMOCRACIA...O DIREITO DE TODOS...O BOM É SER PONTENOVENSE...E SABER QUE TODOS QUEREM O BEM PELA NOSSA CIDADE...

    ResponderExcluir