quinta-feira, 15 de maio de 2014

Série Entre-Vistas com Emerson DMG

    A série Entre-Vistas retorna após 4 anos para trazer o rapper Emerson DMG. Natural de Ipatinga, cresceu em Ponte Nova, cidade com a qual possui forte vínculo e hoje vive na em São Paulo. O rap mineiro, em particular o pontenovense, tem pouquíssimo espaço na mídia e podemos dizer sobrevive da militância própria de quem é do hip-hop. Emerson fala sobre sua carreira, sua luta para se firmar na cena hip-hop no berço dessa cultura no Brasil e da cena em Ponte Nova e em Minas Gerais.

BORN TO LOSE: Obrigado por aceitar o convite de participar da série Entre Vistas do Born To Lose. É um prazer tê-lo aqui!! Emerson, sempre iniciamos as entrevistas com a pergunta: o que é arte para você?

Emerson DMG: A arte salva, arte é vida e há muito tempo carrego esse lema comigo ( Viver é arte Sobreviver é preciso ) cada vez mais.

BORN TO LOSE:  Quando e como foi seu primeiro contato com o hip hop?

Emerson DMG: Em meados da década de 90 eu conheci o rap que é um dos 4 elementos da cultura hip hop. Foi amor à primeira vista. Eu e o meu parça Franklin,  vulgo Preto, começamos a fazer umas rimas e a escrever algumas letras dentro da sala de aula mesmo, só para tirar um barato. Era muito loko! Daquele momento em diante, era só rap 24 por 48 até eu me apaixonar novamente, quando conheci a dança, ou melhor, o break que também bateu forte e ficou marcado.

BORN TO LOSE: Acredito que isso tenha sido quando ainda morava em Ponte Nova! Em qual escola você estudou e como conheceu o Preto (Franklin)?

Emerson DMG: Estudei em outras escolas mas a que mais marcou foi a E.E.Senador Antonio Martins certo. Agora o Preto, nos conhecemos na infância ainda moleques, morávamos na mesma rua, crescemos juntos e até hoje temos uma conexão de família morou.          
                                                                                                                               BORN TO LOSE: Você disse acima que a arte salva, ela te salvou de algo?

Emerson DMG: A arte salva, acredito plenamente que a minha formação como cidadão e tal, na parte profissional também, foi devido ao meu envolvimento com a arte, no caso a cultura hip hop. Vários amigos meus se envolveram com o crime certo, alguns infelizmente não estão mais entre nós, outros presos, alguns passaram pelo sistema prisional e estão se ressocializando devido à arte e o que me livrou de não ter seguido essa mesma trajetória foi a arte, o hip hop.   

BORN TO LOSE: Havia um movimento hip hop em Ponte Nova quando você começou a escrever suas rimas e se interessar pelo break. Como era o hip hop pontenovense naquela época e como está hoje?

Emerson DMG: Quando comecei a escrever não sabia da grandeza que era o rap,
para mim era só um estilo musical. Eu logo me identifiquei como rap porque abordava nas letras o nosso cotidiano. Em Ponte Nova sempre houve vários manos envolvidos com a cultura, porém muitos ficam no anonimato, pois vivemos em um país que não valoriza a cultura ou a arte. Eu vou mais além, certo, não valoriza nem mesmo o cidadão brasileiro morou. Antigamente em nossa cidade tínhamos vários salões voltado para som black, vários concursos de dança na cidade e região onde todo final de semana uma rapaziada se reunia para se encontrar, dançar, confraternizar ou só para curtir. Infelizmente hoje não existem mais espaços como os de antigamente, mas felizmente ainda existem guerreiros que trabalham e lutam contra tudo e contra todos para não deixar a cultura morrer em nossa cidade. Salve o hip hop!      

BORN TO LOSE: Pra você qual seria a causa do desaparecimento dessas casas de shows e eventos ligados à black music e em particular do Hip Hop em Ponte Nova?

Emerson DMG:  Primeiramente por incompetência dos donos das casas, que na época só visaram os lucros e não se preocuparam em expandir, preparar e capacitar melhor os seus funcionários. Depois, incompetência da administração da prefeitura, que com o índice crescente de violência e mortes de jovens, principalmente por várias tretas geradas nos bailes, acharam mais prático acabar com os bailes. Pensando que assim acabariam ou amenizariam o problema certo, não! Errado! Com os fechamentos das casas as ocorrências na cidade podem não ter aumentado, mas a violência aumentou muito e com certeza uma boa parte desse crescimento foi feita pelo fim desses eventos, sem um lugar para se divertir e confraternizar a vida ficou monótona, principalmente por ser uma cidade do interior que infelizmente não cresce, não evolui e não dá oportunidades concretas para os jovens e moradores da cidade. 


BORN TO LOSE: Pra você o que leva a essa visão negativa lançada sobre a cultura vinda da periferia como o Hip Hop, principalmente por parte da elite e do governo? Em Ponte Nova o olhar lançado sobre o Hip Hop pela elite e governo também é esse?

Emerson DMG: Acredito que hoje apesar da nossa cultura não ser valorizada como deveria ser, estamos tendo uma grande aceitação em todas as áreas. Vários irmãos em toda parte do país estão trampando e difundindo a cultura. O respeito não é comprado e sim conquistado e em Ponte Nova não será diferente! Somos o que queremos ser, a nossa luta continua... 

BORN TO LOSE: Você tem alguns raps gravados e as rimas procuram falar sobre o cotidiano de quem vive na periferia. O rap é uma música de protesto? O que você pensa do rap que não expõe as questões sócias da periferia?

Emerson DMG: O rap é um estilo musical como qualquer outro, porém, por ter nascido nos guetos, no Brasil muitos grupos seguem uma linha de protesto, pois temos um estado omisso. Eu procuro fazer um som com a minha verdade, o que eu vejo, vivencio ou relatos de alguns manos. Vivemos em uma democracia, ou melhor, em uma falsa liberdade, mas cada um faz as suas escolhas e segue o que acredita desse jeito, cada um no seu corre.          

BORN TO LOSE: Quais são seus objetivos com rapper? 


Emerson DMG: Reconhecimento se estiver realizando um bom trabalho e conseguir sobreviver fazendo aquilo que amo: a musica, o rap.

BORN TO LOSE: Há na internet alguns raps que você gravou e vêm divulgando através das redes sociais. Você pensa em lançar um álbum?

Emerson DMG: Com certeza eu pretendo lançar um álbum. Tenho até uma obra que está estacionada, porém para lançar algo de qualidade com a minha cara é necessário investimentos. Hoje eu não tenho condições e nem patrocínio para concretizar essa obra, mas quem sabe se em um futuro próximo as coisas podem mudar.

BORN TO LOSE: Você é pontenovense, mas vive em São Paulo. Por que resolveu deixar Ponte Nova e ir morar em São Paulo? Tem algo a ver com o hip hop?

Emerson DMG: Na realidade eu nasci em Ipatinga - MG, mas me considero pontenovense, pois foi em Ponte Nova que eu cresci. Referente à minha ida para São Paulo fui a convite do meu amigo Franklin, pois na época estávamos desempregados e como eu tinha algumas qualificações profissionais resolvi aceitar a proposta de mudança, e com certeza o que pesou para eu tomar essa decisão foi pelo fato do cenário do hip hop ser muito forte em São Paulo.   

BORN TO LOSE: Qual pergunta não foi feita, mas que você considera ser importante fazê-la e qual sua resposta a ela?


Emerson DMG: Todas as perguntas foram importantes, mas para finalizar perguntaria onde vc quer chegar com a sua musica e quais os seu planos para futuro? Espero que a minha musica possa chegar onde deve chegar e quem sabe possa confortar e direcionar os nossos irmão em meio ao caos em que vivemos. Para um futuro próximo eu espero lançar o meu primeiro álbum de forma independente ou não, solo ou na. Tenho um projeto pronto, mas ainda não está definida a forma como ele será concretizado. No mais espero que a rua, o publico curtam o meu trabalho, e que eu consigo chegar e me manter dentro de um cenário, de uma cultura transformadora que resgata vidas. Pra finalizar gostaria deixar um salve sem citar nomes para não magoar certo,  para todos os manos que de alguma forma fizeram parte da minha vida, pros irmãos de correria lado à lado quem é tá ligado, um salve para as quebradas que fizeram e fazem parte do meu dia a dia, Diadema, São Bernardo do Campo, todo ABCD, Vila Clara, Jr.Mirian, Cidade Ademar, Pantanal, Luso, Cidade Julia, Missionária, Pedreira, Santo Amaro salve zona sul e todas as quebradas de São Paulo, um salve para Mariana - MG, Ouro Preto - MG e todas as cidades mineiras em especial, sem esquecer jamais de onde eu vim e estão as minhas raízes, salve, salve Ponte Nova - MG é nois DMG paz a todos... 



Emerson DMG disponibilizou alguns de seus raps em seu perfil do soundcloud. Cliquem no link abaixo e ouça o trabalho de Emerson DMG.

https://soundcloud.com/emerson-31

Um comentário:

  1. Grandes ideologias e letras de qualidade ! Sem palavras --> Sucesso Mano...salve salve Ponte Nova DMG tamo junto !

    ResponderExcluir