quinta-feira, 28 de março de 2013

Salvador para além do Carnaval


Em todo Brasil Salvador é sinônimo de festa graças à transformação do carnaval num produto de sucesso. Sua comercialização durante todo o ano Brail afora através das micaretas, comandadas pelas bandas de axé e pagode da Bahia, reforça essa imagem, que se transforma em estereótipo. No imaginário dos demais brasileiros Salvador aparece como uma Las Vegas tupiniquin, onde todos os dias as pessoas não fazem mais do que se divertir.
Tendo sua imagem associada apenas ao carnaval, as pessoas são apresentadas às localidades da cidade onde acontece a festa, os bairros da Barra, Ondina, Campo Grande, e Pelourinho. Na cabeça de quem nunca veio a Salvador, fica parecendo que a cidade restringe-se a esse quadro geográfico. Falar de Salvador fora da Bahia é falar desses lugares e sobre carnaval, axé e pagode. Além disso, vendem-se, durante o restante do ano, festas que na verdade são mini-carnavais, os chamados Ensaios que acontecem nas principais casas de shows de Salvador. Nos Ensaios uma banda anfitriã recebe outras bandas e artistas com os quais divide o palco agitando a multidão até o amanhecer.
Salvador é mais que esse produto chamado carnaval, possui mais sons que o axé, o pagode e o arrocha, possui muito mais lugares que Pelourinho, Barra, Ondina e Campo Grande. Por isso resolvi fazer esse post divulgando o documentário Hip Hop na Onça - Nos Palcos da Vida que mostra a produção cultural feita pelos moradores do bairro Sussuarana aqui em Salvador. 




         
        Além do Hip Hop, na periferia soteropolitana também está presente o jazz. O Cajazz : Arte e Cultura na Periferia acontece sempre na última quarta-feira de cada mês na praça de Cajazeiras V, sendo realizado pelo JACA (Juventudo Ativista de Cajazeiras) em conjunto com músicos que moram em Cajazeiras. O JACA explica melhor do que se trata o Cajazz: 


É o seguinte...

Nós do JACA (Juventude Ativista de Cajazeiras) acreditamos que através de debates, oficinas, intervenções políticas e artísticas podemos incentivar uma compreensão crítica da realidade! Bem como incentivar o protagonismo de cada um de nós, moradores do bairro de Cajazeiras e adjacências (e também os que se propõem uma transformação crítica da realidade social), frente à transformação do espaço da periferia, e, quem sabe, da cidade como um todo.
Esse é um vídeo de divulgação do "Cajazz: arte e cultura na periferia", é uma realização do JACA (Juventude Ativista de Cajazeiras) em conjunto com o estúdio Casa Laranja. O Cajazz é um projeto político e cultural de caráter afirmativo, feito da periferia para a periferia.
Assistam, divulguem, e compareçam!

JACA



Nenhum comentário:

Postar um comentário